Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

17/05/11

CIDADES TECNOLOGICAS

Estudo identifica as 10 cidades mais “tecnológicas”

Chama-se Networkd Society City Indix, e com base em 26 indicadores, identifica, as cidades que melhores resultados tiveram na implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação, procurando dar o seu contributo para o debate e desenvolvimento noutras regiões, segundo os responsáveis.

“O estudo, levado a cabo pela Ericsson e pela consultora Arthur D. Little, analisou 25 grandes cidades a nível mundial e afirma que aquelas que apresentam um alto nível de maturidade nas TIC estão a lidar melhor com problemas de gestão ambiental, infra-estruturas, segurança, cuidados de saúde ou educação, por exemplo.”

São referidos também os benefícios económicos das comunicações móveis. “De acordo com a análise, por cada aumento de 10 pontos percentuais na penetração de telefones móveis, há um crescimento de 0,5 por cento na riqueza das cidades (PIB).”

A fonte refere ainda que, a divulgação do índice e as conclusões pretendem “mostrar exemplos de como as TIC podem promover o crescimento das cidades”.

Singapura, Estocolmo (Suécia) e Seul (Coreia do Sul) foram apontadas como as que melhor souberam colocar as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento, cumprindo várias metas em termos sociais, económicos e ambientais, graça ao investimento nas TIC, conclui o estudo.

“Singapura , por exemplo, está a liderar a inovação em e-health e é uma pioneira na gestão do congestionamento do tráfego automóvel”

Estocolmo utilizam as TIC como um factor importante na investigação e transferência de conhecimentos, por sua vez Seul está a usar as TIC para levar a cabo iniciativas no campo da tecnologia “verdes”.

Entre as líderes encontram-se ainda capitais europeias como Londres e Paris, ficando neste ranking á frente de cidades como, Nova Iorque, Tóquio ou Pequim, como é demonstrado pelo gráfico.






Ana J:

Fonte: Inovação & Marketing