Frases com pronomes pessoais e
artigos indefinidos são mais impactantes e, portanto, memoráveis
A partir de frases de filmes
retiradas do IMDB (Internet Movie Data
Base), investigadores de Ciências da Computação da Universidade de Cornell, nos
EUA, afirmam ter descoberto a fórmula para criar slogans memoráveis.
O grupo de cientistas, composto
por Cristian Danescu-Niculescu-Mizil, Justin Cheng, Jon Kleinberg e Lillian
Lee, analisou frases retiradas de cerca de mil filmes no site de informações
técnicas sobre títulos de cinema. A partir dos dados analisados, identificaram
que frases com pronomes pessoais e artigos indefinidos são mais impactantes e,
portanto, memoráveis, porque criam uma noção de proximidade durante a fala.
Verbos conjugados no passado servem para identificar eventos específicos,
enquanto que verbos no presente são úteis para traduzir conceitos mais gerais.
Os cientistas não recorreram a
discursos de pessoas famosas. Deram, antes, preferência a frases reconhecidas
da cultura pop. A investigação separa dois tipos diferentes de citações: frases
com mudanças de sentido ou mudanças sonoras, e frases com ideias mais
genéricas. A frase “Half a million dollars will always be missed” (”Vão sempre
perder-se meio milhão de dólares”), do filme “Jackie Brown”, de Quentin
Tarantino, transmite a ideia de quebra, de contradição, afirmam os cientistas,
citados pela Exame brasileira. Já a frase “A long time ago in a galaxy far, far
away” (”Há muito tempo, numa galáxia muito muito distante”), da saga Star Wars,
de George Lucas, traz uma ideia genérica, que pode ser recordada noutras
situações.
Os cientistas explicam, por
exemplo, que personagens de filmes com sotaque ou falas engraçadas são mais
recordadas, principalmente se as frases puderem ser utilizadas noutros
contextos. Por outro lado, personagens como as do realizador George Lucas são
adequadas para personalizar assinaturas de marcas, com significados mais abrangentes.
Fonte: artigo Marketeer