«A princípio pensámos em fazer o
spot com os próprios mas a distância e a logística fizeram-nos pensar nos
sósias que acabou por ser uma solução ainda mais engraçada»
Chamar a atenção de todos os
jovens criativos do mercado de uma maneira que os faça perceber a grande
oportunidade que é ser eleito um jovem criativo no Young Lions. Este era o
briefing da campanha que a MOP desafiou a Fuel a criar de maneira a lançar o Young
Lions 2012, concurso que vai escolher as jovens duplas criativas que irão
representar Portugal no Festival de Cannes.
Para isso a Fuel resolveu usar
como protagonistas da campanha dois dos criativos mais premiados do mundo - diz
Marcelo Lourenço, director criativo da agência - e que começaram a ficar
famosos ao trabalhar em Portugal: Ícaro Dória e Chacho Puebla.
«O Ícaro e o Chacho são dois
nomes sonantes no circuito internacional das agências, são premiados, famosos,
verdadeiras vedetas da publicidade internacional. Apesar de já não estarem a
trabalhar em Portugal (Ícaro Dória voltou para São Paulo para abrir a Wieden
Kennedy Brasil e Chacho Puebla agora é sócio da Lola em Madrid), os seus
percursos continuam a inspirar os jovens criativos de Portugal», acrescenta
Marcelo Lourenço. E Pedro Bexiga (também director criativo da agência) garante
que “há muita gente que começa nesta profissão a pensar em ser o novo Ícaro ou
o novo Chacho, em trabalhar em Portugal e conquistar o mundo. O que alias, é
uma ambição muito saudável».
Foi a partir desta premissa que a
agência criou um viral com dois “look-a-like” dos famosos criativos. «A
princípio pensámos em fazer o spot com os próprios (que adoraram a ideia e nos
deram apoio total) mas a distância e a logística fizeram-nos pensar nos sósias
que acabou por ser uma solução ainda mais engraçada», diz Pedro Bexiga.
No viral, os “jovens” Ícaro Dória
e Chacho Puebla desafiam os jovens criativos a serem os próximos popstars
mundiais da publicidade, num rap composto pela Fuel e pela Dizplay. Além do
viral, a campanha sob o conceito “Seja o próximo Ícaro Dória. Seja o próximo
Chacho Puebla” estará presente em imprensa, internet e televisão.
O Concurso Young Lions engloba as
categorias filme, imprensa, design, internet, activação, marketing e media.
O regulamento do concurso está
disponível em www.younglions2012.mop.pt .
Veja o filme viral aqui