Portugueses
lançam rede social semelhante ao Foursquare
Os "spots" são criados,
descritos e avaliados (de 0 a 5 estrelas) pelos utilizadores da rede social
portuguesa
Uma start-up portuguesa lançou,
há cerca de um mês, a rede social YouClient , que permite a partilha de
opiniões sobre locais e serviços, vulgo “spots”, em todo o mundo. Neste
momento, o site conta com cerca de 500 utilizadores e mais de cinco mil “spots”
criados.
O YouClient, lançado a 13 de
Março e desenvolvido por Hugo Janes e Filipa Silva, permite que os utilizadores
procurem e partilhem as suas experiências de consumo nos mais variados espaços
e serviços, “seja um restaurante, uma livraria, um médico ou uma universidade”,
exemplifica a rede social portuguesa em comunicado. Ao todo são 15 grandes
categorias que concentram “spots” - conceito que designa os negócios, espaços
ou serviços inseridos no site - de todo o mundo, que são criados, descritos e
avaliados (numa escala de 0 a 5 estrelas) pelos utilizadores da rede social,
promovendo a partilha de experiências.
“O modelo de negócio não é
segredo, até porque já existem sites do género, sobretudo nos mercados
norte-americano e do Norte da Europa”, refere a empresa em comunicado. Podemos
citar, a título de exemplo, a rede social e de microblogging americana
Foursquare.
Porém, um dos aspectos que
distingue o YouClient é o modelo de financiamento, baseado no conceito de
crowdfunding, ou financimanento colectivo. A rede social permite que 500
utilizadores se tornem “fundadores” do site, em troca de 20 euros, 20 reviews
(opiniões) e 10 “spots” criados, de acordo com o site Tek. Os “fundadores” têm
como missão divulgar o site e em troca recebem 5% das receitas anuais.
Outra fonte de receitas do
YouClient (que é gratuito para os consumidores) consiste na venda de pacotes
comerciais aos donos dos “spots”, que lhes conferem algumas vantagens, como
aparecer em primeiro lugar nas pesquisas naquela rede social.
O YouClient pretende também doar
10% das suas receitas a ONG’s (Organizações Não Governamentais) de vários
países. «No mundo actual, é importante demontrar, quer ao público em geral,
quer aos outros empresários que o capitalismo pode ser sustentável», afirma no
comunicado Filipa Silva, directora de comunicação do YouClient.
Um mês após o lançamento, a rede
social portuguesa conta com cerca de 500 utilizadores e 2500 visitas únicas ao
site. Mas até ao final do primeiro ano espera atingir 50 mil utilizadores
registados.
Veja o vídeo de apresentação do
YouClient:
Fonte: artigo da Marketeer