Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

20/12/12

Rip Curl Peniche: impacto económico de oito milhões


O Rip Curl Pro Portugal 2012, realizado em Peniche e considerado como o mais importante evento de surf na Europa, aumentou de forma relevante os ganhos económicos do destino tendo gerado uma despesa direta total de 7,9 milhões de euros, indica o estudo sobre o impacto sócio-económico da prova efetuado pelo grupo de investigação em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.


A esta despesa há que somar os 926 529 euros em impostos. Segundo os dados fornecidos pela organização o total de indivíduos (correspondendo ao somatório de indivíduos que assistiram ao evento na totalidade dos 10 dias em que este ocorreu) que assistiram ao evento foi estimado num intervalo entre os 120 000 e os 140 000. Os 7,9 milhões de euros correspondem a uma presença estimada de 130 000 espectadores.


Realizado entre 10 e 21 de Outubro em Peniche, o Rip Curl Pro Portugal proporcionou ainda um retorno mediático no montante de 18 milhões de euros, 30 por cento dos quais decorrentes das transmissões televisivas. Resultado de um cada vez maior número de utilizadores, a internet possibilitou, por sua vez, 12 milhões de pageviews sobre o Rip Curl Pro Portugal, ou seja o dobro das registadas em 2009, ano da primeira edição realizada no país.


A assistência estimada ao longo do evento situou-se entre as 120 mil e as 140 mil pessoas, tendo os residentes em Portugal liderado este ranking (67,2 por cento face a 32,8 por cento de estrangeiros). Na distribuição por país, destacam-se a Espanha, o Reino Unido, a Alemanha e a França, que no seu conjunto totalizaram 62,9 por cento dos estrangeiros, sendo de notar a presença de indivíduos de mercados não tradicionais como os Estados Unidos e a Austrália.


O Rip Curl Pro Portugal 2012 revelou-se, pois, como um evento de expressão internacional no qual os objetivos em termos dos impactos e organizacionais foram atingidos, contribuindo deste modo para a projeção da imagem e benefícios económicos da região e do país.

Fonte:Welcome