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12/04/13

Em Portugal são os administradores que gerem o marketing

Maioria das organizações (56 por cento) não dedica mais de 30 por cento do tempo ao planeamento e implementação de acções de marketing.


A gestão estratégica de marketing das empresas que operam no mercado nacional é uma competência das altas esferas. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School, que resulta de um inquérito a mais de 500 gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Mais de metade dos inquiridos (53 por cento) revela que, na sua organização, a gestão de marketing é uma competência do administrador ou do CEO. Apenas um quarto (23 por cento) refere que o marketing é gerido pelo respectivo director de departamento. O trabalho, elaborado no âmbito da Pós-graduação em Marketing Management, analisa o “peso” que a gestão de marketing assume, atualmente, no mercado empresarial português.
Quatro em cada cinco inquiridos (79 por cento) “concorda plenamente” que as empresas e marcas devem de inovar o seu marketing com vista a conquistar e fidelizar clientes com maior eficiência. Apesar da maioria confessar que a empresa que representa atribui “bastante” ou mesmo “toda” a importância à gestão de marketing, na maioria dos casos (56 por cento) não dedicam mais de 30 por cento do tempo ao planeamento e implementação de acções de marketing. O estudo procura também perceber quem é que aplica as técnicas de marketing mais inovadoras. A este nível, quase metade dos gestores (43 por cento) afirma que é o líder de mercado no segmento em que actua, seguido das empresas criadas recentemente.
O estudo desenvolvido pelo IPAM debruça-se, ainda, sobre as actividades de gestão que as empresas que operam no mercado nacional executam com recurso a serviços externos. Comunicação e publicidade (22 por cento dos casos) é, seguido da organização de eventos para clientes, parceiros e colaboradores (15 por cento), é a área para a qual as organizações mais recorrem ao outsourcing.

Fonte: RHPortugal