Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

19/04/14

Estas músicas te deixarão concentrado, dizem neurocientistas

Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais

Ouvir música para ajudar na concentração pode ser uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta. É isso que sugere a focus@will.
A empresa oferece playlists para que você possa maximizar a sua concentração e não perder o foco com outras coisas.
Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais que vão desde músicas clássicas e melodias acústicas até sons de chuva e ondas quebrando na praia.
A empresa sugere que maior parte da distração é causa pela audição. Qualquer som estranho no ambiente pode acabar com seu foco. O homem desenvolveu sua audição na pré-história para ficar atento a predadores.
Com o passar dos anos, essa não é mais a maior necessidade do ser humano, mas seu sistema auditivo se mantém aguçado.
Se você ouvir um som estranho agora, vai parar de ler o texto para ver o que é esse barulho. Você perdeu seu foco no texto. Vai voltar a ler e pode se esquecer de onde parou. “Você já imaginou como seria distrativo se você ficar notando cada pequeno detalhe do ambiente todo o tempo?”, explica focus@will.
Muitos escritórios colocam música ambiente para que os seus funcionários sejam mais produtivos — e não caiam no sono. Mas isso pode ser um grande erro.
Se a faixa musical não for bem escolhida, você pode acabar passando o resto do dia com aquele refrão-chiclete grudado na sua cabeça — e isso não vai ajudar sua concentração.
Segundo a focus@will, o tempo médio que as pessoas conseguem se concentrar é de 20 minutos por vez. Mas com a faixa musical correta, esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos.
Depois desse período, é necessário fazer uma pausa para relaxar. 

O gráfico abaixo mostra como se comporta as oscilações desse ciclo:



Fonte: exame