Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

28/01/14

INTERNET NO TURISMO _ UM BEM ESSENCIAL PARA OS VIAJANTES?


O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA PARA ORGANIZAR VIAGENS JÁ É CONHECIDO, NO ENTANTO TALVEZ NÃO SE TENHA IDEIA DA SUA REAL RELEVÂNCIA. A INTERNET É TÃO ESSENCIAL PARA INSPIRAR UMA VIAGEM QUANTO É PARA PLANEÁ-LA.

O comportamento das sociedades tem mudado muito nestes últimos anos e muito se deve ao acesso facilitado de informação derivado do uso da internet. Com a sua utilização diária, as pessoas começaram a pesquisar tudo o que queriam saber a respeito de negócios e inclusive começou a ser possível fazer comparações mais detalhadas sobre a concorrência.

O sector turístico está a sofrer grandes alterações no seu modelo de negócio e os operadores e agências de turismo estão a reinventar-se, com estratégias de comunicação na Internet. As novas ferramentas de comunicação na Internet estão a conduzir o Turismo para era 2.0.

De acordo com o Estudo Google Traveler 2013, a “pesquisa” permanece em 1.º lugar como ferramenta de planeamento de viagens para viajantes em lazer e em 3.º lugar para viajantes em negócios.


A análise revela ainda que 58 por cento dos viajantes em lazer tem por hábito começar o planeamento e as reservas das suas viagens pela pesquisa, sendo que, por exemplo, em 2012 apenas 56 por cento tinha esse hábito.

Em relação aos viajantes em negócios, cerca de 64 por cento tem o mesmo hábito de pesquisa, sendo que nesta categoria o crescimento foi ainda maior, porque em 2012 apenas 58 por cento dos viajantes começavam o planeamento e as reservas das viagens pela pesquisa.

Agências de viag ens online pesad elo ou inspiração ?
Num mundo cada vez mais globalizado e em constante mudança, os principais players da dinâmica e do desenvolvimento económico – as empresas – são obrigados a reposicionar o negócio e adequar as estratégias às novas necessidades de consumo e a níveis de exigência dos mercados consumidores de produtos e serviços.

Cada vez mais, as pessoas que viajam em lazer, tendem a utilizar as agências de viagens online para apoiar, suportar, inspirar ou até mesmo ajudar a decidir qual o melhor destino de turismo a realizar.

Posto isto, a fase de planeamento é bastante importante porque os possíveis viajantes acabam normalmente por vir a consultar agências de viagens online, para lhes darem um feedback maior, relativamente àquilo que estão à procura e para fazer as reservas de hotel e de viagem.

Consequentemente, em termos de percentagens de utilizadores 51 por cento pensam em alguns destinos específicos, 43 por cento sabem exactamente para onde querem ir e seis por cento consideram a hipótese de existir um leque bastante abrangente de possíveis destinos.

As agências online tornam a escolha mais fácil e variada, evitando perda de tempo, ajudando à comparação de preços e à tomada de decisões e aproximando o consumidor daquilo que pretende. Oferecem, portanto, um serviço, rápido, eficaz e completo, quer em termos de reservas online de hotéis, quer na marcação de viagens.

A internet diferencia-se, assim, dos tradicionais guias de viagem e meios convencionais de promoção do turismo porque, inclusive, expõem a avaliação dos próprios usuários que estiveram nos hotéis, pousadas e pontos turísticos.

Assume, por isso, um papel decisivo na disponibilização de informação de apoio ao turista durante o processo de selecção do destino, criando novas oportunidades de acesso, e novos canais de distribuição, e verifica-se um crescimento de ano para ano, o que a torna cada vez mais importante e imprescindível nos dias de hoje.

Fonte: Revista de Turismo de Lisboa