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06/02/13

Soltrópico aposta na fidelização para contornar crise


Nichos de mercado e programas de fidelização – estes são dois vetores da estratégia da Soltrópico para contornar o atual momento de retração na procura e um comportamento de consumo cada vez mais centrado no fator preço. Isso mesmo disse à Welcome o diretor comercial do operador turístico, Nuno Anjos.


A Soltrópico guia-se por "uma política de melhor relação qualidade/preço com foco na reserva antecipada para boas rentabilidades e promoções pontuais, gerindo da melhor forma o risco associado às contratações de voos charter ou bloqueio de quartos de hotel". Mas esta é, explica Nuno Anjos, uma componente do negócio que tem "obviamente" de se moldar aos níveis de procura existente.

Daí que – sublinha – enquanto "operador flexível" procure oferecer produtos que se adequem às necessidades dos clientes, nomeadamente explorando áreas de nicho quando se perspetivam "bons índices de receita e de adesão às propostas". Nesse sentido, a Soltrópico tem vindo a desenvolver novos produtos consoante interesses específicos dos clientes, como é o caso dos programas de mergulho ou até mesmo programas de cariz ecológico e em contacto com a natureza.

A grande novidade desta estratégia é o programa Cash Advance, que oferece descontos para os clientes finais mas com a particularidade de os vouchers associados serem entregues pelas agências de viagens, obrigando assim ao usufruto do desconto somente naquele balcão ou marca.

O objetivo é "fidelizar o consumidor à sua agência de viagens regular, por oposição a um comportamento de consumo cada vez mais instável e 100 por cento dependente do fator preço por via de descontos de ocasião".

"Este programa de fidelização será, sem dúvida, um bom exemplo de uma política de atração do cliente à agência e à reserva antecipada. Estamos em crer que incentivos destes poderão fazer a diferença quanto ao período de antecedência da reserva ser o mais alargado possível", comenta o diretor comercial da Soltrópico.

No que toca a mercados, a oferta do operador para este ano inclui destinos como Cabo Verde, Açores, Brasil, Madeira e Porto Santo, Marrocos, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Turquia, mas também Maurícias, Maldivas e Indonésia.

Os destinos nacionais representam cerca de 16 por cento dos passageiros transportados pela Soltrópico, tendo-se registado um decréscimo da procura para a Madeira mas, em contrapartida, um aumento do interesse pelo arquipélago dos Açores.

Fonte: Welcome