Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

27/08/11

AS CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO

Lisboa na 39ª posição situa-se a meio da tabela.

“Os preços praticados na capital da Noruega são 1,7 vezes mais elevados que em Lisboa, a 39ª capital com o custo de vida mais elevada num ‘ranking’ de 73 cidades.”

Segundo a fonte,”as cidades suíças e do Norte da Europa continuam a ser as que praticam os preços mais elevados do mundo. Em contrapartida, os pólos urbanos indianos de Mumbai e Delhi, e a capital das Filipinas, Manila, os mais económicos do planeta.”

Estas são informações de um estudo do “Prices and Earnings 2011″, desenvolvido anualmente pelo banco suíço UBS, que tem como base o preço de um cabaz de 122 bens e serviços praticado em 73 cidades.

No topo do ‘ranking’ surgem as cidades de Oslo, Zurique e Geneva que praticam preços 65% superiores à da média das cidades consideradas.

Já Lisboa está a meio da tabela, na 39ª posição, com o cabaz de bens e serviços nacional que apresenta um preço 2% abaixo do preço médio cabaz das 73 cidades analisadas, ficando acima de cidades como Miami, Moscovo e Praga.

Como salienta  o UBS, as cidades norte-americanas apresentarem um nível de preços mais baixo que no ano passado. “Os economistas do UBS atribuem este facto, em grande parte, à depreciação do dólar norte-americano contra muitas das maiores moedas do mundo”, revela o banco numa nota de imprensa.

“Além do custo de vida, o UBS estudou também o poder de compra dos trabalhadores com base no seu salário. Para isso, os especialistas do banco suíço criaram um rácio que tem em conta o salário líquido por hora dos trabalhadores face ao preço médio do cabaz de bens e serviços.”

As conclusões, com base neste rácio, referem que as pessoas que trabalham em Zurique, Sidney, e na cidade de Luxemburgo beneficiam do mais elevado poder de compra com base no seu salário.

Também nesta área Lisboa surge a meio da tabela, atrás de cidades como Londres, Barcelona, Milão, Paris e Dublin, mas à frente do Dubai, Atenas, Roma e São Paulo.

Ranking das cidades mais caras do mundo

(tabela formatada com imagem Google) 
Fonte: Inovação & Marketing