Fonte: Google
O E-marketing também designado
por muitos outros nomes tais como: i-marketing, marketing de internet, web
marketing.
Para que serve?
O E-marketing pretende informar, comunicar,
promover, vender produtos/serviços através da Web, redes sociais, redes móveis e
muitos outros meios.
Ao falarmos de e-marketing não
podemos deixar de falar de estratégias, que devem ser definidas com objectivos
transparentes recorrendo a várias técnicas, como por exemplo:
- divulgação de produtos ou
serviços, através de passatempos interactivos, Banners;
- divulgação ou reforço de uma
marca através de vídeos jogos ou outros meios;
- participação activa nas redes
sociais, blogs e fóruns da especialidade, partilhando informação.
É de salientar a importância para
o e-marketing, de qualquer organização ou entidade manter uma presença na
internet que respeite as técnicas das várias plataformas e serviços online,
tendo em vista a maximização dos resultados.
A internet trouxe vários benefícios
com características únicas ao marketing, tais como, os baixos custos, maior
capacidade de distribuição de informação a nível mundial, não existir limite de
real de espaço ou limitações geográficas e a mais importante, em minha opinião,
o acesso rápida em tempo real em que a informação fica disponível para todo o
mundo.
As características mais
importantes do Marketing na Internet são:
- efeito imediato, pois permite
enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais ou apresentação de
novos produtos/serviços;
- a personalização, é sem
duvidada muito importante, permite-nos passar do marketing tradicional, para o
marketing one-to-one;
- a quantificação, que nos
permite mensurar as visitas, pesquisas e muito mais;
- envolvimento do utilizador,
esta é sem duvida uma técnica importante uma vez que o cliente é inevitavelmente
interactivo.
- efeito de rede, tem a ver com a
comunicação, devemos prestar especial atenção a esta área uma vez que os
clientes tem capacidade de construir ou destruir uma empresa ou marca.
Para terminar podemos deixar aqui
algumas razões importantes para apostar no “Marketing de Internet”:
- crescimento de utilizadores;
- aumento das compras através da Internet;
- novas formas de realizar negócios;
- resolver disfunções
competitivas;
- diversificação de canais;
- atrair novos clientes.
Nota: estes são conhecimentos
adquiridos no âmbito de formação pessoal, que espero que sejam uteis aos
leitores.