Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

09/07/12

E-Marketing e suas Características

                                                                                                        Fonte: Google


O E-marketing também designado por muitos outros nomes tais como: i-marketing, marketing de internet, web marketing.

Para que serve?

O E-marketing pretende informar, comunicar, promover, vender produtos/serviços através da Web, redes sociais, redes móveis e muitos outros meios.

Ao falarmos de e-marketing não podemos deixar de falar de estratégias, que devem ser definidas com objectivos transparentes recorrendo a várias técnicas, como por exemplo:

- divulgação de produtos ou serviços, através de passatempos interactivos, Banners;

- divulgação ou reforço de uma marca através de vídeos jogos ou outros meios;

- participação activa nas redes sociais, blogs e fóruns da especialidade, partilhando informação.

É de salientar a importância para o e-marketing, de qualquer organização ou entidade manter uma presença na internet que respeite as técnicas das várias plataformas e serviços online, tendo em vista a maximização dos resultados.

A internet trouxe vários benefícios com características únicas ao marketing, tais como, os baixos custos, maior capacidade de distribuição de informação a nível mundial, não existir limite de real de espaço ou limitações geográficas e a mais importante, em minha opinião, o acesso rápida em tempo real em que a informação fica disponível para todo o mundo.

As características mais importantes do Marketing na Internet são:

- efeito imediato, pois permite enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais ou apresentação de novos produtos/serviços;

- a personalização, é sem duvidada muito importante, permite-nos passar do marketing tradicional, para o marketing one-to-one;

- a quantificação, que nos permite mensurar as visitas, pesquisas e muito mais;

- envolvimento do utilizador, esta é sem duvida uma técnica importante uma vez que o cliente é inevitavelmente interactivo.

- efeito de rede, tem a ver com a comunicação, devemos prestar especial atenção a esta área uma vez que os clientes tem capacidade de construir ou destruir  uma empresa ou marca.

Para terminar podemos deixar aqui algumas razões importantes para apostar no “Marketing de Internet”:

- crescimento de utilizadores;

- aumento das compras através da Internet;

- novas formas de realizar negócios;

- resolver disfunções competitivas;

- diversificação de canais;

- atrair novos clientes.

Nota: estes são conhecimentos adquiridos no âmbito de formação pessoal, que espero que sejam uteis aos leitores.  

Ana J.