Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

05/07/12

Internet: vírus provoca apagão mundial na segunda-feira



Mais de 300 mil computadores deverão estar infetados em todo o mundo

Estima-se que 350 mil computadores em todo o mundo estão em risco de perder a ligação à Internet na próxima segunda-feira, dia 9 de julho. A culpa é do chamado DNSChanger, um vírus que tem a capacidade de redirecionar os utilizadores para sites ilícitos. 


Os dados são do site DCWG, gerido por um grupo de especialistas que, juntamente com o FBI, conseguiu travar os efeitos deste vírus que existe há cinco anos.


O FBI obteve uma ordem judicial para utilizar a Internet Systems Consortium para «limpar» os servidores de DNS ilícitos e, contrariando os procedimentos habituais, recorreu a uma empresa privada para instalar dois servidores de «limpeza» para combater este vírus.


Desta forma, a agência de segurança norte-americana conseguiu impedir que milhares de pessoas em todo o mundo perdessem a ligação à Internet de um minuto para o outro. Mas este sistema é temporário e tem um prazo de validade: às 12h00 de 9 de julho de 2012.


Os efeitos do DNSChanger são simples: num computador infetado, o utilizador ao tentar aceder a um determinado site (por exemplo, no facebook.com) será reencaminhado para um site não solicitado e potencialmente ilegal.


O problema começou em 2007, quando um grupo de hackers conquistou o controlo de 570 mil computadores em todo mundo, escreve a Associated Press. E nem mesmo a prisão deste grupo de criminosos informáticos pelo FBI, no ano passado, «matou» o vírus, que resistiu ativo em milhares de computadores.



O FBI disponibiliza online o seu relatório sobre o DNSChanger.



Desde o início de junho que o FBI está a notificar as vítimas do vírus, para evitar o «apagão».



Como saber se o seu computador está infetado



Atualmente, Facebook e Google avisam os utilizadores com alertas semelhantes a este: «O seu computador ou rede pode estar infetado», o que permite o combate ao desenvolvimento do vírus. 



Além disso, existem várias ferramentas disponíveis para verificar se o sistema está ou não infetado. Mas é preciso ter cuidado: alguns sites disponibilizam este tipo de instrumentos que acabam por se revelar maliciosos para o computador.



O próprio site DCWG dispõe de ferramentas para resolver o problema.



Mais vale prevenir...



Já segundo o agente especial do FBI Tom Grasso, vários servidores de Internet, atentos ao problema, deverão ter planos para ajudar os seus clientes, acreditando que, até segunda-feira, serão conhecidas novas soluções para arrasar com o DNSChanger, escreve a Associated Press.



A verdade é que, no que aos vírus informáticos diz respeito, todo o cuidado é pouco. A Agência Financeira foi procurar alternativas para manter o seu computador intacto: procurar sempre as atualizações mais recentes dos programas, sistemas operativos e antivírus é meio caminho para um computador limpo e protegido. 



Além disso, nunca ter uma palavra-passe básica, simples, e nunca guardar essa informação no próprio computador também são dicas fundamentais.



Preocupações que devem ser duplicadas quando se trata de assuntos sérios, como o recurso à sua conta bancária através da Internet. Neste caso, é importante bloquear os movimentos, de forma a receber, na hora, uma nova palavra-passe através de uma mensagem telefónica (SMS). Este sistema protege o utilizador de roubos, uma vez que, mesmo que os hackers consigam aceder à conta, não conseguirão movê-la.


Fonte: Agência Financeira