«Não há qualquer dúvida de que a
marca ‘Jogos Olímpicos’ é um formidável gerador de valor e representa um enorme
valor para o país organizador»
A marca “Jogos Olímpicos” regista
em 2012 um valor de marca de 47,6 mil milhões de dólares, representando um
crescimento de 87% desde os Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008, data em que a
marca foi avaliada em 25,.4 mil milhões de dólares. Assim, de acordo com o
“Global 500 Rank”, estudo desenvolvido pela Brand Finance, “Jogos Olímpicos” é
a segunda marca mais valiosa do mundo, antecedida apenas pela Apple, que
regista um valor de marca de 70,6 mil milhões de dólares.
Para David Haigh, CEO da Brand
Finance «não há qualquer dúvida de que a marca ‘Jogos Olímpicos’ é um
formidável gerador de valor e representa
um enorme valor para o país organizador, esperando-se que produza um beneficio
líquido para a economia inglesa de mais de 25 mil milhões de dólares».
A marca “Jogos Olímpicos” é mais
valiosa do que qualquer uma das principais patrocinadores do evento como
Samsung (em sexto lugar no ranking com um valor estimado de 38,6 mil milhões de
dólares), GE (sétima posição, 33,2 mil milhões de dólares) e Coca-Cola (oitava
posição, 31 mil milhões de dólares).
Segundo a Brand Finance, a marca
“Jogos Olímpicos” registou um grande aumento desde os Jogos Olímpicos de
Beijing, em 2008. Nestes quatro anos, a receita total cresceu 38%, para os 5,1
mil milhões de dólares e as receitas de transmissão televisiva (que representam
dois terços das receitas do Comité Olímpico Internacional) cresceram 51%, para
os 3,9 mil milhões de dólares. Já as receitas dos patrocinadores registaram um
incremento de 10,5%, reflectindo, eventualmente, as difíceis condições
comerciais da recessão que se sente a nível mundial.
Fonte: artigo Marketeer