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03/01/13

World Trend Report 2013: o poder do Trip Advisor


Muito se fala sobre os Estudos de Tendências, pelo que é importante entender que, mais do que estudar o que "está na moda ou vai ser a moda", eles são uma análise transversal da Sociedade, com o propósito de obter pistas para gerar insights que suportem o desenvolvimento de estratégias de inovação – para empresas, a economia, o marketing e todo o tecido social.

Os Estudos de Tendências não substituem os estudos qualitativos e quantitativos existentes, mas somam-se a eles, particularmente a montante para o desenvolvimento de premissas e conceitos que, a jusante, poderão ser testados e refinados. O que eles nos dão de mais valioso é uma antevisão do futuro e uma imagem de como a sociedade está a evoluir e a atuar, incluindo as grandes preocupações, atividades, atitudes e comportamentos. Isto ajuda em muito a identificar o impacto - a longo e a médio prazo - e a natureza de Tendências nos campos sociais, económicos, políticos, artísticos e culturais, permitindo a quem os leia e, sobretudo, interprete para esta ou aquela área de negócio:

a) Compreender as alterações de comportamento dos consumidores;

b) Desenvolver estratégias competitivas potentes e duradouras;

c) Desenvolver conceitos inovadores de negócio, produto, serviço, design, marketing, etc.


Este é o objectivo fundamental do World Trend Report 2013, desenvolvido pela Ayr Consulting e pelo Trends Research Center. Fruto de mais de 1 ano de trabalho, ele cobre 24 Tendências fundamentais - macro e micro - e abrange mais de 550 slides com a sua definição, origem, posicionamento e evolução, análise e revisão de conteúdos, manifestações que suportam cada Tendência, bem como conclusões e insights gerais derivados de cada uma, tendo-se considerado para tal variáveis e relativismos culturais e económicos, na medida em que foram chamados à sua elaboração uma equipa 100% dedicada, com o suporte de especialistas de todos os pontos do globo.

Mas para mostrar uma ínfima parte do que o World Trend Report 2013 traz, nada melhor do que apresentar uma pequena amostra de algumas das Tendências que ele cobre, com insights articulados especificamente para a indústria hoteleira:


• GLOBAL CONNECTION AND CONVERGENCE – COMUNICAR COM O CLIENTE EM TEMPO REAL
O mundo já é digital e, quando vemos que as vendas de smartphones e tablets já são mais altas do que as de PCs, é possível dizer que uma só plataforma poderá conter quase todos os meios a que queremos ter acesso, o que traz consigo as seguintes mudanças e oportunidades:

a. A Internet em Realtime será o padrão;

b. A comunicação passiva e em tempo diferido será substituída pela comunicação activa, biunívoca e em tempo real, com formatos cada vez mais pequenos devido aos tamanhos dos ecrãs dos smartphones e tablets.

c. Os anúncios personalizados serão a norma através da geolocalização, interatividade e outras ferramentas como o Power Marketing.

• RIDING THE RECESSION – O CLIENTE JÁ NÃO COMPRA, NEGOCEIA




Muito se fala de "novos consumidores", mas o facto é que esta recessão gerou um conjunto de mentalidades que criou os "consumidores novos", que se ajustam para viver o melhor possível dentro de um quadro recessivo, e que traz consigo as seguintes mudanças e comportamentos:

a. O preço já não é mais aquilo que se paga por algo, mas sim o que se recebe.
i. Será sempre fundamental demonstrar, a cada passo e a cada contacto com os Clientes, que o que oferecemos tem um valor real e faz mais por eles do que lhes estamos a pedir.

ii. O status deixa de ser sinónimo de posição social e passa a representar o grau de valorização que um Cliente sente que lhe foi conferido, independentemente do tipo, local e categoria de uma unidade hoteleira.


b. A autoridade que comprova e gera decisão estará cada vez mais centrada na relação Consumidor-Consumidor, pelo que o poder das redes sociais como ferramenta de decisão aumentará exponencialmente e sites como o Trip Advisor terão um poder quase que absoluto para a geração de consideração e tomada de decisão sobre este ou aquele destino e/ou hotel.

• WELLTHY – MAIS DO QUE LOCAIS PARA PERNOITAR, CENTROS DE REENERGIZAÇÃO DO CORPO E MENTE



O aumento do nível e expectativa média de vida e do stress fazem com que grande parte da sociedade direccione cada vez mais atenção para o seu bem-estar físico e mental. Isto não se trata de uma mera questão de retardar o envelhecimento, mas sim de prolongar a juventude e atingir um nível de equilíbrio que nos ajude a produzir, descansar e viver cada vez mais intensamente e melhor, pelo que:

a. Não bastará ter uma oferta genérica de Wellness, mas sim uma segmentação clara, já que:

i. Os Ginásios e Health Clubs serão a "ante-sala" do Wellness e actuarão de maneira preventiva sobre problemas físicos e de saúde;

ii. A oferta de massagens e tratamentos abrirão a porta do universo do verdadeiro Wellness para o Cliente, de forma activa e relaxante;

iii. E os Spas e Termas levá-lo-ão mais além do Wellness:


• Um "refúgio" que nos protege do "mal que está lá fora";

• O sentir-se bem de corpo, alma e aparência.


b. O Cliente não pagará mais por um tratamento, mas sim por um resultado e o aconselhamento será cada vez mais importante para a venda dos serviços a Clientes, on-line ou pessoalmente, para assegurar os melhores serviços e tratamentos para cada necessidade e /ou desejo e justificar o preço que se pede por cada um.

Poderíamos nos estender aqui por dezenas de páginas, mas o espaço é limitado e, para terminar esta breve amostra que o World Trend Report nos dá com relação ao futuro, deixamos-vos com a certeza de que ele não é somente uma arma poderosa para melhor entender e seguir adiante nos tempos duros de hoje, como também, e principalmente, é uma base importante para a construção dos bons tempos que virão.

Fonte: Welcome