Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

24/08/12

Dicas para encontrar emprego

Se procura emprego, esta é uma notícia que não pode deixar de ler. Bryan Power, especialista em recursos humanos,  trabalhou em diferentes áreas de recrutamento da Google durante mais de seis anos e revela alguns segredos que irão garantir a sua vaga.


Fica a conhecer cinco segredos para seres contratado:
Como se destacar
Em vez de enviar o seu currículo para todas as vagas que encontra, foque-se nas empresas e nas actividades que melhor se adequam tanto às suas competências como à sua personalidade. Bryan afirma que as pessoas que se destacam são aquelas que investem mais tempo e energia em encontrar a oportunidade certa.
Como se relacionar
As grandes empresas têm departamentos específicos para recrutarem novos empregados. Já nas empresas mais pequenas, o contacto é directo com o gestor e as oportunidades são menores. Para não perder essas oportunidades, deve procurar relacionar-se em ambientes diferenciados. Se não tiveres contactos pessoais dentro da empresa, fique atento aos eventos ou às conferências em que essa empresa estará presente e faça contactos nessas situações.
Qualidade vs. Quantidade
Em vez de estars três horas ou mais a enviar centenas de currículos para diferentes empresas, invista o seu tempo a pesquisar de forma aprofundada o que pode fazer ou quem pode contactar para que as suas oportunidades aumentem.


Como vender o seu currículo
Depois de ver centenas de milhares de currículos, Bryan afirma que o principal é garantir que o seu currículo tenha as informações certas. Por exemplo, em vez de apenas enumerares quais eram as suas principais tarefas no antigo cargo, pode dizer o que fez com que alcançasse essas tarefas. Se geria oito pessoas, o que é que a sua equipa alcançou? Quais foram as metas que alcançou ou superou? Este tipo de informações ultrapassa o óbvio e faz com que o seu perfil se destaque entre os outros.
Evite erros comuns
Bryan identifica dois erros bastante comuns: primeiro, as pessoas tentam colocar exactamente tudo o que fizeram dentro do currículo, acabando por se transformar numa lista interminável de tarefas e tópicos vazios, que não descrevem realmente as suas capacidades. O segundo erro mais comum está relacionado com o básico do recrutamento.
Bryan explica que é essencial que os candidatos entendam que o currículo é a única informação que os empregadores têm sobre os candidatos. Erros gramaticais, exageros nas fontes, tamanho ou estilo são falhas simples, mas são a causa da maioria das recusas de candidatos. Uma dica simples e muito prática é pedir a alguém que veja o seu currículo antes de o enviar. A opinião de outra pessoa pode garantir que evite erros banais ou um estilo incompatível com o da empresa.
Fonte: RHPortugal