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13/08/12

Social Commerce: transformando relações em conversões


Já faz algum tempo que os e-commerces tradicionais oferecem aos clientes a possibilidade de classificarem e avaliarem os produtos. Estas opiniões são fundamentais para o processo decisório, uma vez que elas ganham cada vez mais credibilidade junto aos clientes, que tendem a acreditar mais em outros clientes reais e menos no que diz o fabricante.

Contudo, esta ainda é uma pequena amostra do poder social que os comércios eletrônicos podem explorar na internet. E é o Social Commerce que vai trazer à tona todo este potencial.
O Social Commerce é, por definição, a integração entre as mídias sociais e o comércio eletrônico. É através do Social Commerce que as empresas podem transformar as conversas que têm com seus clientes em conversões. É ele que faz acontecer o marketing de influência, onde um cliente influencia outros potenciais clientes, positiva ou negativamente.

A palavra de ordem no Social Commerce é “relação”. A relação traçada nas mídias sociais entre o cliente e a empresa é o ponto crucial para o sucesso desta modalidade de e-commerce. A maneira como a empresa conduz a conversa com o cliente irá resultar em conversões e indicações ou em depoimentos negativos e insatisfeitos que, certamente, influenciarão outros clientes.


Na prática, o Social Commerce tem no Facebook um ótimo ambiente para ser operacionalizado. Por meio de um aplicativo, é possível integrar o sistema de comércio eletrônico à maior rede social do mundo e permitir que os clientes que estão ali conversando com a marca já efetuem sua transação.

Imagine a seguinte situação: um cliente interessado em comprar um game vai até a página do Facebook de um comércio eletrônico especializado. Lá, ele conseguirá ver opiniões de outros clientes sobre o game que deseja e conversará com eles para ter opiniões reais sobre o produto. Também poderá interagir com a própria loja e tirar dúvidas sobre frete, entrega, troca e outros detalhes. Uma vez convencido, ele pode fechar a compra ali mesmo e compartilhar sua compra com sua rede de amigos.

Esta é outra característica importante do Social Commerce. Além de permitir transformar a interação com o usuário em uma transação, ele permite também que o cliente compartilhe sua compra com seus amigos e seguidores, aumentando as chances de influência.

Em suma, o Social Commerce tem imenso potencial de crescimento e tem a grande capacidade de transformar as relações nas redes sociais em conversões. Porém, tudo depende de como estas relações serão administradas.


 Fonte: artigo pontomarketing