Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

31/08/12

EUROPEUS QUE FAZEM FÉRIAS INTERNAS - Portugueses no top 3



Os portugueses são dos povos europeus que mais férias internas fazem, a seguir aos romenos e aos espanhóis, segundo dados revelados pelo Eurostat.

De acordo com o ranking, os portugueses realizaram, em 2011, 12 milhões de viagens, das quais 11,1 milhões foram de lazer (mais oito por cento do que em 2008) e as restantes 900 mil foram de negócios (uma diminuição de 37 por cento, em relação a 2008). No que diz respeito ao lazer, 91 por cento realizou viagens internas, enquanto apenas nove por cento optaram por gozar férias no estrangeiro.

No total da União Europeia, os residentes realizaram, em 2011, 1,2 mil milhões de viagens, somando negócios e lazer.

Em ambos os segmentos, o Top 4 foi constituído por alemães, franceses, britânicos e espanhóis. Segundo o Eurostat, as viagens de lazer, na União Europeia, mantiveram-se estáveis mas a maioria optou por destinos domésticos (78 por cento). Apenas 24 por cento dos residentes procurou destinos no estrangeiro, encontrando-se a maior parte dos viajantes no Luxemburgo (quase a totalidade da população sai do país em férias), na Bélgica (74 por cento), na Eslovénia (56 por cento), na Holanda (52 por cento) e na Áustria (50 por cento).

Os residentes na UE foram ainda responsáveis por 165 milhões de viagens de negócios, sendo que a maioria dos países apresentou quebras. As viagens de negócio caíram 11 por cento em 2011, face a 2008, sendo que Portugal, com uma retracção de 37 por cento, ficou aquém da média europeia.

Fonte: Revista de Turismo de Lisboa