Vendas globais de artigos de luxo aumentaram 10% em 2011 em
comparação com 2010
As vendas globais de artigos de luxo mantiveram um
crescimento a dois dígitos em 2010, e assistiram este ano a um aumento de 10%,
para os 191 mil milhões de euros. A conclusão, avançada pelo Marketing News, é
da décima edição do estudo “Luxury Goods Worldwide Market Study”, desenvolvido
pela consultora Bain & Company, que analisou o mercado e os resultados
financeiros de mais de 230 das principais marcas e empresas de artigos de luxo
do mundo.
O estudo fez notar a existência de um consumidor reincidente,
que volta a comprar artigos de luxo, ocasionalmente ou mesmo de uma forma
continuada. Roupa, acessórios, marroquinaria, jóias, sapatos, relógios,
perfumes e cosméticos de luxo estão entre as preferências de consumo. O aumento
das receitas do sector, depois de terem sido alcançados recordes de valores de
vendas, demonstrara também uma mudança significativa de origem, já que 14% do
crescimento provém de lojas de retalho, propriedade directa das marcas. Valor
que supera em 50% a taxa de crescimento das principais lojas de retalho e
grandes armazéns. Assim, cerca de 30% das vendas mundiais do sector provêm
agora do comércio de retalho.
Os mercados de luxo
maduros continuam a ser importantes, tanto em termos absolutos como em taxas de
crescimento. A este nível, o Japão revelou-se como a maior surpresa, mantendo o
segundo lugar. O decréscimo, que se estabilizou em 2010, transformou-se em 2011
numa taxa de crescimento de 5%. As mais de 230 marcas contempladas pelo estudo
tiveram um impacto nas vendas menor do que o previsto, com o terramoto do
Japão. Os efeitos negativos deste episódio fizeram-se sentir por um trimestre,
pelo que este ano foi activado o ciclo de crescimento.
Prioritário para as marcas é o crescimento dos mercados em
desenvolvimento, com a China a responder por um incremento de 25%, o Brasil de
20% e o Médio Oriente de 12%. Tendo em conta apenas os gastos registados na
China, e aqueles que são feitos por turistas chineses fora do seu país, o
consumo de luxo é, até, 20% superior ao do mercado global!
O crescimento fez-se sentir em todas as principais categorias
do sector de luxo. As peças de roupa assistiram este ano a um incremento de 8%,
proveniente tanto do target masculino (9%) como feminino (7%). A nível global,
o consumo de perfumes e cosméticos cresceu 3%, com grande parte deste valor a
ter origem em mercados emergentes como China e Brasil. Tal como em 2010, os
acessórios, relógios e jóias foram os segmentos que mais cresceram. Os
acessórios, que incluem sapatos e artigos de pele, cresceram 13%, já que são os
produtos eleitos pelos consumidores que se iniciam neste mercado de luxo. As
jóias e relógios, por sua vez, podem registar este ano um crescimento de 18%.
Ana J.
Fonte: Marketeer