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01/11/11

Remuneração não é determinante para motivação

São os factores não financeiros que assumem um papel fundamental na motivação e compromisso dos colaboradores, segundo estudo da Mercer, “What’s Working™”.


Ser tratado com respeito é o factor que mais contribui para a motivação e compromisso dos colaboradores. Em segundo lugar, surge o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, em terceiro o tipo de trabalho desenvolvido e, finalmente, qualidade das equipas e a qualidade da liderança.

Dentro dos factores financeiros, a remuneração base está em sexto lugar de treze. Apenas os colaboradores de Hong Kong consideram este o factor principal para a sua motivação e compromisso. E surge nos factores mais determinantes em outros quatro de dezassete países estudados: China, Índia, Itália e Singapura. Outros factores financeiros como os benefícios e a compensação variável não são considerados tão importantes pelos colaboradores.


«O compromisso do colaborador reflecte a sua experiência de trabalho que, em grande parte, diz respeito à forma como é tratado, ao tipo de trabalho que realiza, a empatia com os colegas e chefias, e ao ambiente de trabalho em geral», afirma Isabel Martins, senior associate da Mercer Portugal.

«Sobretudo numa economia em dificuldades, quando os recursos financeiros são limitados, as empresas alavancam estes factores não financeiros para reforçar o compromisso e a produtividade dos seus colaboradores», defende Diogo Alarcão, partner da Mercer Portugal.

Os factores de motivação variam consoante o ponto do globo, como se vê no estudo “What’s Working™” da Mercer:

Europa: Os resultados para os sete países europeus incluídos no Estudo (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália e Reino

Unido) demonstram uma consistência significativa. Os factores não financeiros (respeito, equilíbrio trabalho/vida pessoal, tipo de trabalho e qualidade dos colegas) são considerados mais importantes para a motivação e compromisso dos colaboradores.

Américas: Para além dos cinco principais factores globais não financeiros (respeito, equilíbrio trabalho/vida pessoal, tipo de trabalho, qualidade dos colegas e liderança), trabalhar num bom ambiente, obteve uma elevada classificação em termos de importância na América do Norte e do Sul. A remuneração base figura como o factor financeiro mais importante.

Ásia Pacífico: os resultados para esta região são menos consistentes entre países. O tratamento de respeito e a qualidade da liderança são referidos pelos colaboradores como os factores mais determinantes para a sua motivação e compromisso no trabalho. A Austrália revela uma variação mais ampla na influência de factores. Já na China, são os factores financeiros (remuneração base, incentivos e benefícios) e factores relacionados com a carreira que assumem maior importância, em comparação com outros países.

O estudo, realizado junto de cerca de 30 000 colaboradores em 17 países diferentes, entre o quarto trimestre de 2010 e o segundo trimestre de 2011, pode ser consultado em www.mercer.com/insideemployeesminds

 Ana J.
Fonte: artigo da RHPortugal