Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

19/11/11

Lisboa em 7.º lugar das compras internacionais


Lisboa encontra-se no top 10 das cidades europeias para compras no Globe Shopper City Index – Europe, um novo programa de investigação da Economist Intelligence Unit (EIU), patrocinado pela Global Blue, empresa especializada em compras internacionais em todo o mundo.

A capital portuguesa alcançou o primeiro lugar na categoria de ‘Cultura e Clima’, que dizem respeito ao número médio de horas de sol por dia da cidade. As pontuações mais baixas de Lisboa foram na categoria de ‘Hotéis e Transportes’, devido ao acesso rodoviário e ferroviário limitado até ao centro da cidade, baixando assim a sua classificação.

O Globe Shopper City Index – Europe EIU avalia a atratividade de 33 grandes cidades europeias no que diz respeito a compras em viagens internacionais. Cada cidade foi classificada em função de 38 critérios, reunidos em cinco categorias: Comércio, Preço, Comodidade, Hotéis e Transportes, Cultura e Clima.

“Com o Globe Shopper City Index – Europe, a Global Blue dá um passo significativo na sua estratégia de se tornar uma marca obrigatória para tudo o que esteja relacionado com compras internacionais em todo o mundo,” afirma Per Setterberg, CEO da Global Blue. “Este índice irá ajudar os retalhistas e as marcas a tomarem melhores decisões comerciais, enquanto o Globe Shopper City Index online irá permitir descobrir, a quem viaja, a cidade ideal para compras em função das suas prioridades pessoais”, acrescenta.

O Diretor Global de Produtos da Economic Intelligence Unit, Alasdair Ross, comentou o estudo: “o Globe Shopper City Index – Europe apresenta as cidades europeias que estão melhor posicionadas para tirar proveito da reputação do continente entre os consumidores internacionais. Os resultados mostram que um bom equilíbrio entre a comodidade, a disponibilidade e o preço é essencial para as compras em viagens internacionais”.

Shopper City Index final – resultados da Europa:

1. Londres (Inglaterra)

2. Madrid (Espanha)

2. Barcelona (Espanha)

4. Paris (França)

5. Roma (Itália)


6. Berlim (Alemanha)

7. Lisboa (Portugal)

8. Amesterdão (Holanda)

9. Praga (República Checa)

10. Budapeste (Hungria)

11. Milão (Itália)

12. Viena (Áustria)

13. Istambul (Turquia)

14. Dublin (República da Irlanda)

15. Bruxelas (Bélgica)

16. Atenas (Grécia)

17. Munique (Alemanha)

18. Copenhaga (Dinamarca)

19. Moscovo (Rússia)

20. Hamburgo (Alemanha)

20. Estocolmo (Suécia)

22. Lyon (França)

23. Bratislava (Eslováquia)

24. Bucareste (Roménia)

24. Sofia (Bulgária)

26. Edimburgo (Escócia)

26. Kiev (Ucrânia)

28. Varsóvia (Polónia)

29. S. Petersburgo (Rússia)

30. Helsínquia (Finlândia)

31. Belgrado (Sérvia)

32. Oslo (Noruega)

33. Genebra (Suíça)

Para mais informações consulte o site  http://www.globeshopperindex.eiu.com/ 


Ana J.
Fonte: artigo RHPortugal