Atualmente o grau de competitividade entre as empresas está
cada vez mais acirrada e em razão disso as empresas começaram a diversificar
mais seus produtos ampliando o leque de opções para o cliente. Um dos caminhos
utilizados para alcançar este objetivo se dá através da inovação. Para
saber-mos o que significa inovação basta buscarmos na internet ou em livros e
aí temos sua definição que se dividem em quatro tipos: produtos/serviços,
processos, marketing e organizacional.
Neste artigo procuro não inventar um novo conceito, mas sim
aproveitar a própria palavra em si para extrair outro conceito de suma
relevância para as organizações. Utilizarei a palavra INOVAÇÃO como siglas,
assim como organizações e universidades a empregam. Por exemplo: SENAI (Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial), UEPG (Universidade Estadual de Ponta
Grossa) e assim por diante.
Para a palavra INOVAÇÃO, defino-a em uma única frase que se
pode utilizar desde a menor até grandes empresas. INOVAÇÃO (Inevitável
Necessidade de Obter Vantagens Altamente Competitivas no Ambiente
Organizacional).
E como conseguir esta vantagem? Seria investindo em novas
tecnologias? Mão de obra especializada? Em ambos. Mas a mão de obra
especializada a chamaremos de Capital Intelectual Especializado porque a
riqueza de uma organização está na sua principal ferramenta, pessoas. Elas são
o combustível que propulsiona a produção e a melhoria contínua na empresa
através do seu espírito empreendedor. São os chamados intra-empreendedores
organizacionais potenciais.
Com seu Capital Intelectual Especializado pronto para ser
utilizado, precisa de um ambiente propicio para florescer aumentando assim a
Vantagem Altamente Competitiva da empresa.
O intra-empreendedorismo em uma empresa permite que surjam
várias inovações de produtos/serviços capazes de manter sua competitividade no
mercado.
Esta cultura deve estar enraizada nos corações da alta
gerencia como também nos de seus colaboradores uma vez que só é possível
cultivar uma cultura intra-empreendedora quando todos possuem seus objetivos
pessoais e profissionais alinhados com a estratégia do negócio. Espera-se que a
força de trabalho exercida na linha de produção não seja apenas a de executar,
mas sim de também visualizar melhorias e implantar de forma consciente e eficiente
suas idéias.
Neste caso o papel do gestor/supervisor tem especial
contribuição para o alavancamento da produção intelectual e para que consiga
despertar a vontade no colaborador de empreender e Obter Vantagens Altamente
Competitivas se faz necessário elogiá-lo quando do sucesso de uma idéia e
evitar a repreensão em público de algo que saiu errado, pois só o fato de um
colaborador tentar fazer o trabalho de uma forma diferente quer dizer que houve
um quebra de paradigmas, uma ampliação da visão do negócio. Nestes casos o
líder deve orientá-lo e estimulá-lo a continuar tentando encontrar outras
formas de melhorar o seu serviço e paralelo a isso ir fazendo coaching com este
colaborador, ensinando-o a pensar mais nas consequências de suas ações e
explicar a importância do planejamento antes da execução.
A Inevitável Necessidade de Obter Vantagens Altamente
Competitivas no Ambiente Organizacional (INOVAÇÃO) está em todas as esferas de
negócios e principalmente nas mãos das lideranças os quais precisam receber
treinamentos em gestão de pessoas. Ensiná-los a manter o foco na produção sem
esquecer de dar atenção ao responsável por ela, o colaborador.
Stephen R. Covey em seu livro, Os 7 Hábitos das Pessoas
Altamente Eficazes, comenta sobre Produtividade e Capacidade de Produção (P/CP)
onde deve existir um equilíbrio entre os resultados desejados e a Habilidade ou
bem que o produz. Afirma também que o colaborador deve ser tratado do modo como
deseja que eles tratem os clientes mais importantes, pois assim eles podem
fornecer voluntariamente o que tem de melhor – seus corações e suas mentes.
Covey finaliza o pensamento que o equilíbrio P/CP é a verdadeira essência da
eficácia.
Inevitável Necessidade de Obter Vantagens Altamente
Competitivas no Ambiente Organizacional – Muito além de um Conceito – isso é
INOVAÇÃO.
Ana J.
Fonte: Inovação&Marketing