São as
marcas que melhoram de forma sistemática o bem-estar dos seus consumidores
Ikea, Google, Nestlé, Danone, Leroy Merlin, Samsung,
Microsoft, Sony, Unilever e Bimbo são as 10 marcas que, de acordo com os
resultados do estudo “Meaningful Brands”, desenvolvido pelo Grupo Havas Media,
melhoram de forma sistemática o bem-estar pessoal e colectivo dos seus
consumidores, e são recompensadas com uma forte ligação e brand equity.
O trabalho teve por base a análise do impacto das marcas na
qualidade de vida dos consumidores. Das 300 marcas de 14 países contemplados, é
de 20% a percentagem de insígnias com um impacto positivo considerável na noção
de bem estar e qualidade de vida dos consumidores. Para além disso, grande
parte das 50 mil pessoas inquiridas não se importaria se 70% das marcas
deixasse de existir!
A qualidade dos produtos e questões como o preço e o
packaging são de grande importância para as marcas, mas não são por si só
suficientes para fazer uma diferença significativa. Para a maior parte dos
inquiridos, as práticas sustentáveis são já um requisito imperativo e a forma
como as empresas criam valor importa tanto como os produtos e serviços que
oferecem. De facto, 85% dos consumidores de todo o mundo esperam que as
empresas se envolvam activamente na resolução de questões sociais e ambientais.
53% desta população pagaria mais por produtos criados de uma forma socialmente
responsável e 72% confia mais nas empresas que produzem artigos responsáveis.
Mas, ao que parece, a desconfiança está a aumentar: 64% dos inquiridos acredita
que as empresas estão a tentar ser mais responsáveis unicamente para melhorar a
sua imagem. Por sua vez, 28% dos consumidores acredita que as empresas estão a
esforçar-se por resolver desafios sociais e ambientais com que as pessoas
realmente se importam. Sem esquecer a fatia de apenas 20% dos consumidores que
confiam nas empresas quando elas comunicam os seus compromissos e iniciativas
sociais/ambientais.
A análise incluiu também uma ferramenta intitulada “The
Meaningful Brand Index (Mbi)”, que recorre à percepção dos consumidores para
comparar e acompanhar o impacto das marcas nas suas vidas. Os resultados
demonstraram que quanto maior for a contribuição de uma marca para o bem-estar
dos seus consumidores - medida pelo valor que cria para indivíduos, comunidades
e meio ambiente - maior é o papel que esta assumirá na vida das pessoas e mais
significativa se tornará. Ao todo, foram incluídos no estudo os sectores
Automóvel, Fast Moving Consumer Goods, Luxo, Energia, Finanças, Comida e
Bebidas, Petrolífero, Farmacêutico, Retalho, Telecomunicações e Tecnologias da
Informação e da Comunicação, e Transportes. Reino Unido, EUA, Espanha,
Alemanha, França, Itália, Índia, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México,
China e Japão foram os países em análise.
Veja em baixo a lista das 20 marcas globais que, de acordo
com o estudo do Grupo Havas, reclamam o maior significado para os consumidores:
1. Ikea
2. Google
3. Nestlé
4. Danone
5. Leroy
Merlin
6. Samsung
7. Microsoft
8. Sony
9. Unilever
10. Bimbo
11. LG
12. Philips
13. Apple
14. P&G
15. Mars
16.
Volkswagen
17. L’Oreal
18. Wal-Mart
19. Carrefour
20. Coca-Cola
Ana J.
Fonte: Artigo da Marketeer