Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

09/07/11

HOTÉIS E RESTAURANTES EM PORTUGAL 19% MAIS BARATOS QUE A MÉDIA DA UE


Restaurantes e hotéis do país praticam preços 19% inferiores à média da União Europeia, e” respondem pelos preços mais baixos dos 15 membros mais antigos.” Estes são dados avançados pelo Eurostat, adiantando ainda que, em relação a Espanha,” os preços de venda portugueses são inferiores em 14%.”

“O posicionamento competitivo da oferta turística nacional é suportado, em exclusivo, pelas empresas de hotelaria e restauração, que contribuem ao nível das exportações com mais de 8 mil milhões de euros para a balança comercial.”
A fonte adianta ainda que, desde a entrada em vigor da moeda única, em 2002, “os preços de venda sofreram um aumento acumulado de 6,5%, em contrapartida à inflação, de 26,7%, e ao aumento médio da massa salarial, de 24,8%.”
Quanto ao IVA que representa 13%, em Portugal, em Espanha é actualmente de 8%, e de 5,5% em França. “A Irlanda está a reduzir a taxa do seu IVA na Restauração de 13,5 para 9%.

“A inflação actual de cerca de 4%, a par dos aumentos dos preços dos produtos alimentares e da quebra média do consumo (que na restauração, por exemplo, ronda os 30% no período homólogo deste ano), levam ao encerramento diário de dezenas de estabelecimentos. De facto, foram cerca de 4 mil em 2010 (segundo dados do INE) os que não suportaram a pressão dos custos operacionais, face à quebra de receitas.”

Informações da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) os seus associados estão no limiar da sua capacidade de endividamento, estando em risco cerca de 80 mil micro, pequenos e médios estabelecimentos, com mais de 350 mil postos de trabalho. Por esse motivo, ” a AHRESP está a iniciar a operação do Gabinete de Crise, no âmbito do seu Balcão Único Empresarial (BUE). A estratégia tem em vista o reforço da sustentabilidade e do desenvolvimento, cooperando na análise, diagnóstico, financiamento e gestão das empresas suas associadas.”
Ana J.
fonte: Inovação & Marketing