Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

04/07/11

MARCAR FÉRIAS PELA INTERNET

“Marca as férias pela Internet? Então isto é para si.”

Actualmente a Internet tornou-se num sistema dos mais utilizados para organizar as férias de “milhares de pessoas em todo o mundo”, escolhendo destinos, hotéis e comparar preços.

As pessoas  dispõem de toda a informação onde quer que estejam, com toda a comodidade e de imediato, podem comparar preços,” mas para se assegurar que tudo corre como planeado há medidas de segurança que podem certificar o sucesso do merecido descanso.” Segundo a fonte, a “Kaspersky Lab” reúne uma série de conselhos para que possa estar alerta e não ser vítima de esquemas fraudulentos, que acabem por arruinar as suas férias.

Por esse motivo, para fazer compras ou reservas de forma segura é fundamental informar-se “sobre o que está a comprar e a quem o está a comprar.” A fonte refere o seguinte, “ em comunicado, esta marca que se dedica a tornar a experiência online mais segura, explica que as técnicas dos ciber-criminosos são cada vez mais avançadas e, entre elas, está mesmo a criação de agências de viagens ou de aluguer de apartamentos virtuais falsas, com o único propósito de obter os dados do cartão de crédito da vítima.”

Por esse motivo é essencial que localize e tome nota dos números de telefone e das moradas físicas dos vendedores, “para o caso de vir a ter algum problema com a sua transacção ou com a sua conta. Se estiver a meio de uma compra online e aparecer uma janela de chat pedindo-lhe detalhes do seu cartão de crédito, ignore-a e feche a página Web.”

Aconselha-se que observe com atenção “a URL que aparece na barra de endereços do seu browser e assegure-se que começa por https:// e que tem o ícone de um cadeado fechado no lado direito da barra ou na parte inferior da janela da página. “, para além disso deve manter o seu software “anti-malware” actualizado.

Segundo a fonte, e para sua segurança o mais recomendado é utilizar um só cartão de crédito que disponha de um plafont reduzido para as compras online.

“Para os hackers é muito fácil decifrar passwords e sequestrar as suas contas em páginas de comércio electrónico. Por isso, é desejável que utilize diferentes passwords em cada loja online. Se tiver dificuldade em recordá-las, utilize um gestor de passwords, que o fará de forma automática, ou escreva-as e guarde-as num lugar seguro.”

Por exemplo, se pretende fazer “consulta ou operação de banca online, introduza o endereço do banco no browser.”Não deve seguir links recebidos através de correio electrónico ou outros sistemas, visto que podem conduzir a websites fraudulentos.

Por fim, “guarde uma cópia das suas compras e das páginas de confirmação do pedido, e compare-as com os extractos do seu banco. Se algo não coincidir, investigue-o exaustivamente e informe imediatamente o seu banco.”

"BOAS FÉRIAS"
Ana J.
Fonte: Agência Financeira