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28/12/11

Como se tornar um profissional mais produtivo


Num contexto de crise económica, uma das exigências que as organizações fazem aos seus colaboradores é que sejam mais produtivos. Com o mesmo tempo têm de concluir mais tarefas e mais depressa.

Há opções que podem ser tomadas que levam a poupar tempo e a organizar o trabalho de forma mais eficaz. Saber gerir o tempo, priorizar tarefas ou dizer “não” são algumas das medidas que lhe permitirão ter um dia de trabalho mais produtivo, segundo a revista brasileira Exame.

1. Estabelecer critérios e saber dizer não: Não é possível responder a todas as solicitações pedidas, por isso é preciso saber priorizar e recusar as tarefas que o farão perder tempo.

2. Ter objectivos: Estabelecer metas e saber que resultados pretende atingir permite uma maior organização e motivação.


3. Planear: Antes do inicio de cada semana deve levar tempo a organizar o que terá de fazer e, no fim de cada dia, deve dispensar uns minutos a anotar as tarefas que deve cumprir no dia seguinte.

4. Estar sempre atento ao e-mail: Crie horários para aceder ao e-mail, senão a tecnologia acaba por ser uma distracção e não um facilitador.

5. Evite o multitasking: Opte por fazer uma tarefa de cada vez.

6. Faça pausas: Trabalhar de forma ininterrupta pode não ser produtivo. Quando tiver de falar com um colega aproveite para se levantar e vá até à sua secretária, em vez de telefonar ou escrever um e-mail, por exemplo.

7. Cuidar da saúde: As pessoas sedentárias perdem energia com muito mais facilidade. Se conseguir organizar-se para encontrar tempo para ter hobbies e fazer desporto, não apenas terá mais energia para as tarefas diárias como levará essa organização para a rotina profissional.
Ana J.
Fonte: artigo  RHPortugal