Marcas e empresas portuguesas estão a crescer no mercado
japonês
As marcas e empresas portuguesas estão a crescer no mercado
japonês, ganhando visibilidade nas maiores department stores do país, segundo
comunicado emitido hoje pelo Cenit (Centro de Inteligência Têxtil).
O tecido burel, típico da região da Serra da Estrela, por
exemplo, continua a conquistar adeptos entre os nipónicos, com os produtos da
empresa portuguesa Burel Manteigas a consolidar no Japão. A oferta da empresa,
nomeadamente com bancos, vestuário e bolsas feitos com este tecido, está à
venda na department store Isetan, pertencente ao grupo Axell Japan e uma das
mais importantes do país. Segundo Isabel Dias da Costa, administradora da Burel
Manteigas, o negócio no Japão «está a correr muito bem, a department store
continua a fazer encomendas. A opção de distribuição nas lojas está a ter bons
resultados». Temporariamente, a empresa teve ainda os seus produtos à venda na
department store Matsuya Ginza.
Também a 3DCork Homewear, com os seus produtos em cortiça,
está a consolidar o negócio no País do Sol Nascente. Na primeira abordagem ao
mercado japonês na feira Interior Lifestyle Tokyo, que decorreu em Junho, a
empresa conseguiu angariar como principal cliente a SCREAM, com «as
saboneteiras e as peças de stonewear com cortiça pertencentes à colecção
“Ensemble”» a serem as mais procuradas, segundo Sara Nunes, directora comercial
e financeira.
Representando actualmente 1% do volume de negócios da 3DCork
Homewear, a marca pretende «continuar a aposta no mercado japonês,
eventualmente através do estabelecimento de parcerias locais, uma vez que se
trata de um mercado com elevado interesse para a nossa empresa», conclui Sara
Nunes.
Estas empresas, juntamente com a Ideia 2003, Kbrinka, Mariana
Costa e Silva, Mundotêxtil e SimpleFormsDesign participaram em Junho na feira
Interior Lifestyle Tokyo com o apoio da Associação Selectiva Moda (ASM).
Ana J.
Fonte: Marketeer