ViniPortugal apresenta hoje no seu Fórum Anual, em Santarém,
o Plano de Comunicação para 2012/2014
A ViniPortugal apresenta hoje no seu Fórum Anual, em
Santarém, o Plano de Comunicação para 2012/2014. Promover os vinhos de Portugal
- um dos produtos nacionais com maior potencial de exportação - é o objectivo
da estratégia.
José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura,
teve a seu cargo a abertura do Fórum Anual ViniPortugal 2012, que conta com a
participação de cerca de 250 convidados com conhecimento dos mercados internacionais
de vinho. O fórum centra-se no percurso de crescimento da posição de Portugal
como um dos maiores produtores mundiais de produtos vitivinícolas de elevada
qualidade, com margem de progressão nos mercados de maior consumo.
De referir que, em 2010, Portugal produziu mais de sete
milhões de hectolitros de vinho, número que reflecte um crescimento de 26% da
produção, comparativamente com 2009. As exportações do sector aumentaram em 9%,
registando um volume de exportações de cerca de 649 milhões de euros. Destes,
312,5 milhões couberam aos vinhos tranquilos (genericamente apelidados de
vinhos de mesa). O maior enfoque nos mercados-chave e de maior retorno para as
marcas de vinho portuguesas, como os EUA, Brasil, China, Canadá, Angola,
Portugal, Reino Unido, Países Nórdicos e Alemanha, é o ponto que ressalta do
plano de comunicação. Assim, ao longo do dia de hoje estão a ser apresentadas
as linhas estratégicas e acções planeadas para o período 2012/2014. Decorrem
ainda duas conferências: “Wines of Portugal, seus constrangimentos e
potencialidades: como promover?”, com Dorli Muhr, da Wine Partners, de Viena de
Áustria, e “Wines of Portugal, vinhos gastronómicos: como promover na
Restauração?”, com Carlos Ferreira, da Café Ferreira, de Montreal.
Ana J.
Fonte: artigo da Marketeer