Cada vez mais as redes sociais
estão integradas às campanhas de marketing digital. O consumidor é convidado a
interagir com a marca, criar conteúdo e dar a sua opinião sobre uma ação ou um
lançamento. Para muitas agências, criar uma ação que seja
"viralizada" em poucas horas é sinônimo de excelentes resultados para
a marca. Porém, se a estrutura de hospedagem for mal dimensionada, o sucesso
pode virar fracasso em poucos minutos, quando, por exemplo, o servidor que dá
suporte à ação não comporta o número de acessos, os horários de picos não foram
previstos ou a estrutura não está preparada para receber uma imensa quantidade
de downloads ou uploads de arquivos.
Para ajudar as empresas e agências que estão
planejando suas ações de marketing digital, a Ananke, empresa de hosting,
elencou sete dicas essenciais para dimensionar a estrutura de hospedagem
necessária para uma campanha de sucesso:
1) Durante o planejamento da ação, procure definir
e informar a expectativa do volume de acessos. A contratação de servidor de
hosting deve compor o budget do projeto. 2) Campanhas que envolvem promoções
exigem rígido controle de qualidade para que instabilidades não prejudiquem os
consumidores que querem participar. Para esse tipo de ação, contrate um sistema
de distribuição de arquivos de conteúdos web que contemple aceleração e
inteligência na distribuição por geolocalização, para que todos os usuários
tenham rápido acesso à rede mais próxima ou com melhor desempenho.
3) Conte com uma estrutura de
servidor de hosting preparada para os períodos de pico e informe quais são os
horários estimados com maior volume de acesso para que a estrutura do servidor
esteja apta a suportar a demanda. Se a campanha envolver TV, o pico será nos
minutos seguintes às inserções. Em uma campanha que envolva social media, um
tuíte de celebridade também tem o potencial de gerar milhões de acessos em
curto espaço de tempo.
4) Estude o comportamento do público-alvo. Uma
campanha para o público universitário, por exemplo, terá grande possibilidade
de gerar interação nas redes sociais e a estrutura precisa ser suficiente.
Campanhas com celebridades também têm grande potencial de atrair usuários.
5) Se antecipe a possíveis instabilidades nos
servidores. Estude com o prestador de serviços planos de contingência.
6) É difícil prever 100% a reação de uma
campanha na Internet. Tenha contrato com o fornecedor que garanta rápido
upgrade no volume contratado.
7) Se o objetivo da campanha for atingir o
maior número de consumidores e a interação com a marca for dos um dos
objetivos, não hesite em contratar uma consultoria de hosting durante o
planejamento e principalmente antes de iniciar a veiculação.
Fonte: Olhar Digital