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27/05/12

Exportações portuguesas para Moçambique crescem 95,4% no 1.º trimestre


Com o aumento de 95,4% nas exportações de Portugal para Moçambique registado no primeiro trimestre deste ano, o país africano do Índico tornou-se no vigésimo mercado para as vendas nacionais, disseram à Lusa fontes oficiais. Anteriormente, Moçambique ocupava a 27.ª posição nos destinos das vendas portuguesas.
Nos primeiros três meses de 2012, Portugal vendeu a Moçambique produtos no valor de 77 milhões de euros, o que representa um crescimento de 95,4%, e importou bens avaliados em 4,5 milhões de euros,uma subida de 42% , e que coloca este país em 74.º lugar  na lista dos fornecedores nacionais.
Entre os produtos mais exportados por Portugal estão máquinas e aparelhos, metais, veículos, produtos alimentares, pastas e papel.
Falando ontem em Maputo, o embaixador de Portugal em Moçambique, Mário Godinho de Matos, destacou a alteração que se tem verificado na qualidade das exportações portuguesas para este país, referindo que, em 2011, “cerca de 50% do total das vendas” nacionais ao país “tinham alta e média alta intensidade tecnológica”.
Os dados trimestrais estão em linha  com o desempenho verificado no primeiro mês do ano. Com efeito, em janeiro de 2012, as exportações portuguesas para Moçambique tinham registado um aumento de 141,2% em termos homólogos, totalizando 29,97 milhões de euros, contra 12,42, milhões no mesmo mês de 2010.
De igual modo, e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de empresas portuguesas que exporta produtos para Moçambique tem aumentado de forma contínua, tendo passado de 1151, em 2006, para 1520 em 2010.
O comportamento das exportações portuguesas é, de resto, o sinal mais evidente do bom momento que vivem as transações comerciais entre os dois países. Segundo dados do INE, entre 2007 e 2011, as exportações portuguesas para Moçambique aumentaram a à taxa média anual de 25,9%, tendo, as importações provenientes de Moçambique registado um crescimento médio anual de 17,6%.
(original: o Jornal Económico)
Fonte: Inovação&Marketing