A ligação comercial de Michael Jackson à Pepsi durou cerca
de uma década, e abrangeu os “anos de ouro” da carreira do artista
No âmbito da campanha “Live for Now”, a PepsiCo prepara-se
para lançar uma edição limitada de latas do refrigerante Pepsi que utilizam a
imagem de Michael Jackson, que durante cerca de uma década deu a cara pela
marca.
Em comunicado, citado pela agência Bloomberg, a empresa
sediada em Purchase, Nova Iorque, anuncia que serão comercializadas ao todo mil
milhões de embalagens, em vinte países. O primeiro mercado a receber as latas é
o chinês, onde estarão disponíveis a partir do próximo dia 5, seguido do mercado
de origem da insígnia, o norte-americano. A data foi escolhida com o intuito de
fazer coincidir a campanha global “Live for Now” – que conta ainda com a
participação da cantora pop Nicki Minaj - com o 25º aniversário do álbum “Bad”.
De acordo com a publicação Beverage Digest, as latas, que
mantêm as cores tradicionais da marca, serão de 473 ml. O acordo alcançado com
os herdeiros de Michael Jackson , que faleceu em 2009, prevê ainda a realização
de eventos de música e material de merchandising com o intuito de dinamizar a
insígnia Pepsi, que tem vindo a perder quota de mercado para a concorrente
Coca-Cola.
«A Pepsi sempre esteve na primeira linha da cultura pop»,
afirma Brad Jakeman, president of global enjoyment brands PepsiCo, citado pela
Bloomberg. «Esta parceria global única, em torno de uma lenda da música,
convida os fãs da Pepsi em todo o mundo a experienciar a música de Michael
Jackson de uma forma envolvente e muito actual», acrescenta.
A ligação comercial de Michael Jackson à Pepsi durou cerca
de uma década, e abrangeu os “anos de ouro” da carreira do artista. Em Novembro
de 1983 – um ano após o lançamento do êxito “Thriller” -, o cantor (juntamente
com os seus irmãos) e a marca estabeleceram uma parceira no valor de cinco
milhões de dólares (aproximadamente 3,8 milhões de euros, ao câmbio actual),
que na altura constituiu o maior montante alguma vez pago pelo endorsment de
uma personalidade, segundo a agência Reuters.
Mas nem apenas de sucessos se conta a história comum do
artista e da marca. Em 1984, um acidente com um dispositivo pirotécnico durante
a gravação de um anúncio incendiou o cabelo do cantor, obrigando a PepsiCo a
pagar-lhe uma indemnização de 1,5 milhões de euros.
Recorde um dos anúncios que Michael Jackson fez para a
Pepsi: