Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

28/02/12

Google vai lançar Street View… debaixo de água


Viagem fotográfica pela Grande Barreira de Corais da Austrália

Depois do Street View a Google está a preparar-se para lançar a versão aquática desta ferramenta. Em parceria com a Universidade de Queensland e a seguradora multinacional Catlin Group, a gigante tecnológica vai permitir aos utilizadores fazer uma viagem fotográfica pela Grande Barreira de Corais da Austrália. De acordo com os criadores do projecto, esta estratégia permitirá ainda saber quando o recife foi danificado por catástrofes naturais, poluição ou navios. Além de possibilitar a exploração do oceano, o projecto visa contribuir com estudos dos recifes, através de uma extensa pesquisa audiovisual panorâmica feita debaixo de água. De acordo com o site Galileu, para captar as imagens os especialistas recorrem a uma câmera de 360 graus, presa a um mergulhador motorizado e submarinos robóticos, que fazem a recolha de dados a uma profundidade entre 30 e 100 metros.

Algumas imagens, bem como informações sobre como o serviço vai funcionar, estão já disponíveis aqui,  http://www.catlinseaviewsurvey.com . No entanto, o projecto só estará concluído em Setembro deste ano, altura em que estarão activos estudos em 20 pontos do recife australiano, de 2,3 mil km de comprimento.


Ana J.
Fonte: artigo da Marketeer