Plataforma visa a distribuição de conteúdos digitais em
diversos formatos e em múltiplos canais
O Grupo Lift lançou hoje o Up News link externo, um serviço
pioneiro de distribuição digital de conteúdos multimédia, de acesso público, e
com a possibilidade de se fazer o download de ficheiros de elevada dimensão. O
serviço, que o Grupo define como “o primeiro ’social media realease’ português”,
encontra-se reservado a profissionais de comunicação previamente registados.
O Up News assenta numa plataforma digital desenvolvida pela
Up Digital, agência de comunicação digital especializada em soluções web e
mobile, integrada no Grupo Lift.
A plataforma permite a distribuição de conteúdos digitais em
diversos formatos e em múltiplos canais, possibilitando a dispersão automática
desses mesmos conteúdos junto de redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter
e blogues. Como informa em comunicado Salvador da Cunha, director-geral do
Grupo Lift, esta plataforma «foi desenvolvida para para cobrir um conjunto de
necessidades detectadas em clientes internacionais que já usufruíam de
plataformas idênticas fora de Portugal».
Os serviços da Up News poderão ser disponibilizados a
empresas que, não tendo o suporte de uma consultora de comunicação, pretendem
divulgar informação à comunicação social, bem como a clientes que, mesmo
trabalhando em conjunto com agências, pretendem distribuir conteúdos em
formatos de grande dimensão. O Up News adequa-se, ainda, aos profissionais que
pretendem ter informação estruturada e catalogada em salas de imprensa
virtuais. De facto, o Up News tem por intuito afirmar-se como “um instrumento
facilitador do trabalho dos jornalistas e bloguers, cujas exigências
profissionais são cada vez maiores e com menos recursos”, explica o Grupo Lift.
A forte componente multimédia, com a possibilidade de se
fazer o download de imagens e vídeos de grande resolução, aliada à pesquisa do
histórico das marcas presentes na Up News, são outras das mais-valias desta
plataforma, já que, num só lugar, o jornalista poderá aceder a um leque de
informações sobre um mesmo tema. Num outro ponto, jornalistas e bloguers
registados podem seleccionar a informação que querem receber e visualizar na
plataforma, assim como a forma como querem ser notificados, sempre tendo em
conta um período de exclusividade temporal na distribuição da informação. Isto
porque, quando a informação é disponibilizada na Up News, os jornalistas
registados são os primeiros a ser notificados, tendo depois entre duas a quatro
horas de vantagem para tratar a informação, antes de esta ser disponibilizada
ao público em geral.
A Up News está também adaptada para o acesso e visualização
através de smartphones e tablets, reforça Aníbal Nogueira, CEO da Up Digital.
Na fase de arranque a Up News disponibilizará a comunicação
activa de marcas como Bayer, HP, ISCTE-IUL, Microsoft, Novabase, Samsung,
Sogrape, Staples, Toshiba, Triumph e Xbox 360, além do Grupo Lift.
Ana J.
Fonte: artigo da Marketeer