Os computadores e os produtos electrónicos continuam a
reclamar a maior fatia das vendas
No início do e-commerce os livros, filmes e música eram os
“produtos estrela”. Mas hoje em dia já foram ultrapassados. Ainda que a compra
deste tipo de propostas continue a crescer, a categoria de roupa e acessórios
está agora a crescer mais rápido do que qualquer outro segmento de produto no
e-commerce, nos EUA. Recorde-se que este é um tipo de itens nos quais os
compradores preferem tocar e experimentar antes de comprar, o que durante muito
tempo foi visto como um obstáculo à compra!
De acordo com dados do eMarketer, as vendas de retalho de
e-commerce naquele mercado poderão atingir os 224.2 mil milhões de dólares
(169,1 mil milhões de euros) ainda este ano, num crescimento de 15% face a
2011. A liderar este crescimento estará a categoria de roupa e acessórios, com
um incremento de vendas na ordem dos 20%. Em 2016 esta categoria arrecadará 73
mil milhões de dólares (aproximadamente 55,1 mil milhões de euros) em vendas
online, respondendo por mais de 20% das vendas de e-commerce nos EUA.
Este crescimento de vendas da categoria poderá dever-se aos
métodos de apresentação dos produtos online, bem como a políticas que fazem com
que a compra de roupa online, em particular, não seja “um jogo de adivinhas”.
«O merchandising e a visualização online já percorreram um longo caminho»,
referiu o analista do eMarketer, Jeffrey Grau. «Os retalhistas continuam a
aumentar a escala das suas operações de e-commerce, investindo particularmente
em plataformas de venda online que apresentam os produtos e convertem os
clientes de uma forma mais eficaz. As vendas de roupa beneficiaram mais do que
qualquer outra categoria. A roupa tornou-se um sucesso online devido,
largamente, às devoluções fáceis e gratuitas, ferramentas de visualização
inovadoras e à presença de críticas de outros clientes», reforçou.
Apesar do crescimento da categoria de roupa e acessórios, os
computadores e os produtos electrónicos continuam a reclamar a maior fatia das
vendas. O segmento de produtos tecnológicos chama já a si quase 22% das vendas
de e-commerce, este ano. Num outro ponto, o eMarketer prevê que as vendas
online de comidas e bebidas cresçam 17% este ano, ainda que seja esta a
categoria de e-commerce com a menor percentagem de vendas, nos EUA, que deverão
atingir os 5,09 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros), este ano.
Fonte:
artigo da Marketeer