A OMG Consulting apresentou hoje uma análise das
principais macro tendências que orientam o comportamento do turista, no âmbito
da conferência "Portugal: Destino a Comunicar".
A OMG Consulting apresentou hoje uma análise das principais
macro tendências que orientam o comportamento do turista, no âmbito da
conferência “Portugal: Destino a Comunicar”. Em debate no evento, que decorreu
no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade
Técnica de Lisboa, esteve a comunicação do Turismo português.
A unidade de consultoria do Omnicom Media Group identificou,
tanto nos turistas nacionais como internacionais, um consumidor smart shopper e
eco-friendly, que procura autenticidade e um novo padrão de luxo. Estas
tendências transformam a dinâmica da procura e da oferta, proporcionando novos
desafios aos diversos players do mercado de Viagens/Turismo.
Mas é no meio online, de acordo com a OMG Consulting, que se
tem vindo a operar a principal transformação. De facto, as novas plataformas
digitais têm um grande impacto no turismo, pois não só alteram o padrão de
compra do consumidor como todo o modelo de negócio, nomeadamente nos canais de
distribuição e comunicação.
A consultora reforçou ainda a prioridade que deve ser dada ao
canal online, na comunicação publicitária do sector do Turismo, tendo destacado
o poder do SEO ( Search Engine Optimization), os benefícios das redes sociais,
passando pela análise da plataforma móvel como ponto de contacto dominante com
o consumidor. Criar sinergias com os meios tradicionais, também eles num
processo da digitalização e convergência, foi um dos caminhos apontados pela
OMG Consulting para o Turismo.
Fonte: artigo da Marketeer