Se passear pelas ruas de Lisboa a
partir de 14 de Março é provável que encontre mupis com esta frase
Se passear pelas ruas de Lisboa a
partir de 14 de Março é provável que encontre mupis com frases como “Lisboa é o
nosso amor também”, “Lisboa sou eu e os meus sonhos também” ou “Lisboa sou eu e
a minha vida também”. Trata-se de uma campanha assinada por José Cabral, mais
conhecido pela autoria do blogue “O Alfaiate Lisboeta” , criada na sequência de
uma proposta do bloguer feita à Câmara Municipal de Lisboa (CML). “Lisboa somos
nós” é a assinatura que serve de mote à campanha, que estará patente na cidade
ao longo de três semanas.
«Fiquei tão entusiasmado com a
ideia de produzir conteúdos que pudessem promover Lisboa que decidi fazê-lo por
minha conta e risco e tentar, a posteriori, apresentar a campnha à CML»,
explicou à Marketeer o autor do blogue “O Alfaiate Lisboeta”. O projecto foi
idealizado há cerca de um ano e apresentado ao Departamento de Comunicação e
Imagem da CML em Setembro de 2011. Por ter sido imaginada, redigida e
concretizada por José Cabral, os investimentos alocados à campanha ficaram
«muito abaixo daqueles que são os preços de mercado», garante o bloguer.
«Este projecto foi pensado para
servir uma causa que é querida a todos - a promoção da cidade e das suas
pessoas. Acho que essa realidade esteve sempre bastante presente na forma como
eu e as pessoas que protagonizam a campanha encaramos este projecto e isso
tornou tudo mais fácil», reforça. José Cabral confessa mesmo que não é o
retorno financeiro que o move.
«A ideia de ter os meus conteúdos
a promover o meu País ou a cidade pareceu-me a forma mais nobre de
instrumentalizar o meu trabalho». «Na prática a campanha é o corolário daquilo
que venho fazendo há três anos e concretiza uma espécie de abordagem
contemporânea sobre aquela que é também uma leitura das cidades de hoje.»
É na «energia que os retratos
passam» que a campanha se centra. O objectivo é que funcione simultaneamente
«como um momento de promoção da cidade mas também como uma plataforma para
comunicar com ela», explica José Cabral. Foi nesse sentido que o bloguer
procurou recordar no projecto outros atributos da capital, além dos que constam
«em qualquer cardápio turístico», vai contando. «Algo que enfatize todos
aqueles que contribuem para a moldura humana que é Lisboa - que a habitam, nela
trabalham ou a visitam - e lhes faça sentir que Lisboa é a sua imagem. Ou
mesmo… que a sua imagem é Lisboa», reforça.
E por esta ser uma «campanha de
gente real para gente real», como explica o autor de “O Alfaiate Lisboeta”,
nenhuma das fotografias foi produzida propositadamente, tendo todas elas sido
publicadas anteriormente no blogue “O Alfaiate Lisboeta”.
José Cabral não esconde o
«carinho especial» que nutre pelo projecto, por ter sido concebido e finalizado
por si. «Dá-me um orgulho particular porque não sei se em alguma parte do mundo
alguém que simplesmente tem um blogue assinou uma campanha institucional.»
Por Daniela Domingos
Fonte: artigo da
Marketeer