Marketing, turismo, marcas, inovação,tecnologia, actualidade, fotografia

25/09/11

LISBOA DÁ VOLTA AO MUNDO



LISBOA É UM DESTINO QUE ESTÁ NA MODA E AS GRANDES MARCAS INTERNACIONAIS SABEM-NO. POR ISSO, É CADA VEZ MAIS FREQUENTE ELEGEREM A CAPITAL PORTUGUESA PARA GRAVAREM OS SEUS SPOTS, VISTOS POR MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO

Só no Japão, mais de um milhão de pessoas visualizou já um anúncio filmado em Lisboa que está a bater recordes no Youtube, reforçando, assim, o posicionamento da capital portuguesa como cenário de eleição de grandes marcas internacionais para gravar os seus vídeos promocionais.

Seduzidas pela beleza e outras mais-valias de Lisboa, são diversas as marcas consagradas que elegeram a capital portuguesa, e em particular alguns dos seus espaços mais emblemáticos, para cenário dos seus spots.

Da longa lista fazem parte, entre outros, produtos tão distintos como os da Absolut Vodka, Aston Martin, Ford, Grendha, Nivea e Shou Shu Riki.

Por exemplo, a marca japonesa Shou Shu Riki escolheu o Miradouro de S. Pedro de Alcântara para filmar o seu anúncio, sobre ambientadores, no qual surge um jovem cantor de 12 anos. O sucesso deste vídeo foi tal que o jovem, Miguel Guerreiro, prepara-se já para assinar um contrato discográfico.

Também a cantora brasileira Ivete Sangalo esteve em Lisboa para filmar um anúncio, para a marca de calçado Grendha. O Terreiro do Paço e o Rio Tejo, a calçada portuguesa e o eléctrico são, juntamente com a consagrada artista brasileira, protagonistas deste vídeo, que está a ser um sucesso no Brasil.

Entretanto, a conhecida marca de bebidas Absolut elegeu igualmente Lisboa para gravar a sua nova campanha global, denominada Absolut Blank. Uma vez mais, o emblemático Terreiro do Paço, a pala do Pavilhão de Portugal, o elevador de Santa Justa e a Praça do Município foram os locais escolhidos para as filmagens.

Para o desenvolvimento desta campanha global da marca, que circula já no facebook, a Absolut desafiou 18 artistas emergentes de todo o mundo a criar uma obra de arte numa tela branca com a forma da sua célebre garrafa.

Sob a assinatura “O verdadeiro poder deve ser partilhado”, o consagrado fabricante automóvel britânico Aston Martin elegeu, também, a capital portuguesa para gravar o vídeo promocional do seu mais recente modelo desportivo, o Aston Martin Rapide.

O Restaurante Eleven, associado do Turismo de Lisboa, e o Parque Eduardo VII são os cenários da capital portuguesa que enquadram a apresentação deste modelo descapotável da Aston Martin, uma marca de luxo ligada ao famoso agente secreto britânico 007, cujo carro é, precisamente, desta marca.

Refira-se que Lisboa tem vindo a afirmar-se como um dos destinos preferidos para a realização de produções internacionais de grande dimensão. Entre estas conta-se a gravação de cenas da telenovela brasileira “Viver a Vida”, da TV Globo, e do reality show romântico norte-americano “The Bachelorette”,da estação de televisão ABC.

Ana J.
Fonte: artigo da Revista de Turismo de Lisboa