LISBOA É UM DESTINO QUE ESTÁ NA MODA E AS GRANDES MARCAS INTERNACIONAIS
SABEM-NO. POR ISSO, É CADA VEZ MAIS FREQUENTE ELEGEREM A CAPITAL PORTUGUESA
PARA GRAVAREM OS SEUS SPOTS, VISTOS POR MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO
Só no Japão, mais de um milhão de pessoas visualizou já um
anúncio filmado em Lisboa que está a bater recordes no Youtube, reforçando, assim,
o posicionamento da capital portuguesa como cenário de eleição de grandes marcas
internacionais para gravar os seus vídeos promocionais.
Seduzidas pela beleza e outras mais-valias de Lisboa, são
diversas as marcas consagradas que elegeram a capital portuguesa, e em particular
alguns dos seus espaços mais emblemáticos, para cenário dos seus spots.
Da longa lista fazem parte, entre outros, produtos tão
distintos como os da Absolut Vodka, Aston Martin, Ford, Grendha, Nivea e Shou
Shu Riki.
Por exemplo, a marca japonesa Shou Shu Riki escolheu o
Miradouro de S. Pedro de Alcântara para filmar o seu anúncio, sobre ambientadores,
no qual surge um jovem cantor de 12 anos. O sucesso deste vídeo foi tal que o
jovem, Miguel Guerreiro, prepara-se já para assinar um contrato discográfico.
Também a cantora brasileira Ivete Sangalo esteve em Lisboa
para filmar um anúncio, para a marca de calçado Grendha. O Terreiro do Paço e o
Rio Tejo, a calçada portuguesa e o eléctrico são, juntamente com a consagrada artista
brasileira, protagonistas deste vídeo, que está a ser um sucesso no Brasil.
Entretanto, a conhecida marca de bebidas Absolut elegeu
igualmente Lisboa para gravar a sua nova campanha global, denominada Absolut
Blank. Uma vez mais, o emblemático Terreiro do Paço, a pala do Pavilhão de
Portugal, o elevador de Santa Justa e a Praça do Município foram os locais
escolhidos para as filmagens.
Para o desenvolvimento desta campanha global da marca, que
circula já no facebook, a Absolut desafiou 18 artistas emergentes de todo o
mundo a criar uma obra de arte numa tela branca com a forma da sua célebre garrafa.
Sob a assinatura “O verdadeiro poder deve ser partilhado”, o
consagrado fabricante automóvel britânico Aston Martin elegeu, também, a
capital portuguesa para gravar o vídeo promocional do seu mais recente modelo
desportivo, o Aston Martin Rapide.
O Restaurante Eleven, associado do Turismo de Lisboa, e o
Parque Eduardo VII são os cenários da capital portuguesa que enquadram a
apresentação deste modelo descapotável da Aston Martin, uma marca de luxo ligada
ao famoso agente secreto britânico 007, cujo carro é, precisamente, desta
marca.
Refira-se que Lisboa tem vindo a afirmar-se como um dos
destinos preferidos para a realização de produções internacionais de grande
dimensão. Entre estas conta-se a gravação de cenas da telenovela brasileira “Viver
a Vida”, da TV Globo, e do reality show romântico norte-americano “The
Bachelorette”,da estação de televisão ABC.
Ana J.
Fonte: artigo da Revista de Turismo de Lisboa