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11/09/11

Portugueses decidem ‘online’ o que vão comprar na loja


“Estudo da Initiative mostra que maioria dos     consumidores pesquisa na Internet antes da compra.”

Na era digital, não estar na ‘web’ é como não existir. Esta afirmação ganha ainda mais sentido no que toca às marcas. É a conclusão de um estudo feito pela Initiative a que o Diário Económico teve acesso e diz o seguinte. ”Mais de metade dos consumidores faz uma pesquisa na Internet antes de fazer uma compra e 46% não compraria um produto cuja marca não encontrasse numa pesquisa ‘online”, refere a fonte.

O estudo foi feito com base em entrevistas presenciais a consumidores de seis países (China, Colômbia, Tailândia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos), mostra que esta é uma tendência transversal aos diferentes mercados. “Portugal, apesar de não estar incluído nesta análise, não foge à regra.” A fonte refere ainda que, de acordo com o Consumer Barometer, a internet é o local onde os 53% dos consumidores portugueses procuram informação de todo o tipo e, apesar de apenas 23% já terem feito compras ‘online’, 84% dos portugueses com acesso à ‘web’ pesquisam ‘online’ antes de comprar ‘offline’. Mais: 34% garantem já ter mudado de ideias acerca de uma marca a comprar depois de consultarem a Internet.

“O Estudo da Initiative mostra que mais de metade das pessoas inquiridas não compra um telemóvel, um televisor, um computador ou um carro que não seja referido no ciberespaço. Por oposição, ‘fast food’ e champô são as categorias cuja presença na internet é menos relevante.”

Ana J.
Fonte: Inovação & Marketing
Imagem recolhida na Google