Na era digital, não estar na ‘web’ é como não existir. Esta
afirmação ganha ainda mais sentido no que toca às marcas. É a conclusão de um
estudo feito pela Initiative a que o Diário Económico teve acesso e diz o
seguinte. ”Mais de metade dos consumidores faz uma pesquisa na Internet antes
de fazer uma compra e 46% não compraria um produto cuja marca não encontrasse
numa pesquisa ‘online”, refere a fonte.
O estudo foi feito com base em entrevistas presenciais a
consumidores de seis países (China, Colômbia, Tailândia, Itália, Reino Unido e
Estados Unidos), mostra que esta é uma tendência transversal aos diferentes
mercados. “Portugal, apesar de não estar incluído nesta análise, não foge à
regra.” A fonte refere ainda que, de acordo com o Consumer Barometer, a
internet é o local onde os 53% dos consumidores portugueses procuram informação
de todo o tipo e, apesar de apenas 23% já terem feito compras ‘online’, 84% dos
portugueses com acesso à ‘web’ pesquisam ‘online’ antes de comprar ‘offline’.
Mais: 34% garantem já ter mudado de ideias acerca de uma marca a comprar depois
de consultarem a Internet.
“O Estudo da Initiative mostra que mais de metade das pessoas
inquiridas não compra um telemóvel, um televisor, um computador ou um carro que
não seja referido no ciberespaço. Por oposição, ‘fast food’ e champô são as
categorias cuja presença na internet é menos relevante.”
Ana J.
Fonte: Inovação & Marketing
Imagem recolhida na Google