Existe ainda muita distorção sobre o que é Marketing Pessoal.
Exagerar na comunicação dos seus mínimos feitos ou na interação com superiores
não são os melhores exemplos para a construção de uma marca pessoal forte.
Na qualidade de
profissional de Marketing, já com uma certa experiência, posso dizer que muita
gente conhece o termo, mas poucos sabem exatamente o que ele representa. E
quando isso “descamba” para variações do tipo “Marketing Pessoal”, piora ainda
mais.
O Marketing nada mais é do que um processo contínuo, dinâmico
e vivo. Trata-se de estudar, analisar e avaliar os diversos ambientes que
envolvem a nossa realidade e desenvolver ações para transformá-los de maneira
positiva e lucrativa. Isso mesmo, o marketing é uma troca que objetiva lucro.
Você tem uma marca, um produto, um serviço. Você analisa as variáveis, trabalha
em cima das necessidades que farão com que ele seja consumido e lucra com isso.
Agora, imaginem tudo isto transportado para o produto “você”,
especialmente o “você” na figura do profissional. Como mencionei no início,
existe ainda muita distorção sobre o que é Marketing Pessoal. Exagerar na
comunicação dos seus mínimos feitos ou na interação com superiores não são os
melhores exemplos para a construção de uma marca pessoal forte.
Como marketing trabalha muito com a percepção (Afinal, o que
é percebido é a realidade), tome muito cuidado ao empregar de maneira errada
alguns conceitos de Marketing (especialmente a propaganda) no seu ambiente
profissional, ele pode ser muito mal percebido pelo seu público-alvo – seus
chefes.
Para ser honesto, prefiro pensar nesta lógica sob o conceito
de “lucro pessoal”. Para lucrar pessoalmente, basta trabalhar da melhor forma
possível. Entregue seus projetos, comunique quando for relevante. Seja
profissional, pontual, bom gestor de equipe, educado e proativo. Aos poucos, a
percepção positiva vai se consolidando a seu respeito. Os comentários se
propagam. O lucro pessoal aparece naturalmente.
A palavra chave neste jogo é consistência. Seja consistente
no teu trabalho. Você, como toda empresa sólida, deve levar um certo tempo para
lucrar. Mas se o trabalho for consistente, ele será duradouro. Ponha o trabalho
à frente do “barulho” que pretende fazer sobre ele. Isso pode mais te
prejudicar que ajudar.
E, por favor, não use mais o termo “Marketing Pessoal”, se
não tiver realmente disposto a obter seu “lucro pessoal” com base em esforço,
dedicação, comprometimento e trabalho duro. Não desqualifique o termo
Marketing. É uma ferramenta muito poderosa, se usada com bom senso.
Ana J.
Fonte: artigo original do Mundo do Marketing