Mais de 85% dos marketeers não estão a aproveitar a sua base
de dados, acreditando que podiam fazer mais com a informação que possuem sobre
os clientes
No que toca ao email marketing, mais de 85% dos marketeers
não estão a aproveitar a sua base de dados, acreditando que podiam fazer mais
com a informação que possuem sobre os clientes. A conclusão é de um estudo da
Emailvision, empresa de serviços de software para email, mobile e social media
marketing, no âmbito do qual foram inquiridos mais de 700 profissionais de
marketing online em cargos de direcção e superiores, com algumas
perguntas-chave frequentemente levantadas por email marketeers.
O email marketing continua a ser uma peça importante nas
estratégias dos online marketeers, como fizeram notar as respostas dos
inquiridos. 69,24% defende que a sua importância cresceu nos últimos dois anos,
ao passo que 20,08% acredita que manteve a mesma importância na sua estratégia
global de marketing. São 5,34% os que assumem que terá perdido importância,
quando comparada com outras actividades.
O estudo não deixou dúvidas: os online marketeers entendem a
importância de segmentar e personalizar as campanhas de email. No entanto,
apenas 20,22% dos inquiridos procede à personalização do conteúdo das suas
campanhas. Mesmo que 58,29% realize alguma personalização, envia, ao mesmo
tempo, campanhas standardizadas.
Ainda que não estejam a ser completamente aproveitadas, a segmentação
e a personalização são vistas como factores cruciais, ou não fossem mais de 97%
dos inquiridos a acreditar que é importante enviar campanhas de email que
tenham em conta estes elementos. No entanto, apenas 20% os considera em todas
as suas campanhas.
58,22% dos profissionais, por sua vez, acredita que uma alta
taxa de click-through é o elemento-chave para determinar o sucesso relativo das
suas campanhas, seguido por uma alta taxa de abertura (23,96%). A maioria dos
directores de marketing entende a importância de segmentar e personalizar, bem
como o potencial dos dados sobre os consumidores. No entanto, muitos ainda não
fazem o necessário para maximizar o ROI das suas campanhas.
De acordo com e Emailvision, 2012 vai ser o ano em que os
online marketeers vão ter “a oportunidade de aprofundar a sua visão da base de
dados de clientes”, e de tomarem consciência “do retorno que uma boa
segmentação e personalização oferecem”, informa a empresa em comunicado.
Ana J.
Fonte: artigo da Marketeer