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25/04/12

TURISMO ATÉ 2015 - DELOITTE IDENTIFICA DESAFIOS DA INDÚSTRIA MUNDIAL


Os grandes desafios a que a indústria do turismo mundial terá de responder, até 2015, para inverter a tendência de queda e atingir crescimento no futuro, são identificados no relatório Hospitality 2015, publicado pela Deloitte.

Segundo o documento, a China e a Índia vão continuar a ser os principais mercados, a nível mundial, no sector do Turismo, com um crescimento anual superior ao Reino Unido, França e Japão.

Quanto à população, o relatório destaca o envelhecimento da geração baby boomer e o aparecimento de classes médias, na China e na Índia, como determinantes na mudança do sector turístico mundial. Adianta, ainda, que estes dois factores demográficos vão criar novos padrões de viagem, acentuar a procura pelo Ocidente e gerar uma importante fonte de rendimento para os mercados do Oriente. Para garantir a sustentabilidade do sector, torna-se essencial, de acordo com o Hospitality 2015, atrair os baby boomers, apelando ao desejo por viagens que sejam verdadeiras experiências. Quanto às classes médias da China e da Índia, estas vão gerar ciclos de mudança com impactos futuros e duradouros, especialmente ao nível da evolução dos padrões de viagem no sentido de domésticos para regionais para, finalmente, internacionais. Em 2020, só a Índia deverá contabilizar cerca de 50 milhões de turistas.

Domínio das novas ferramentas de comunicação é essencial

Com um impressionante crescimento nos últimos cinco anos, as redes sociais tornaram-se numa excelente fonte de informação para os consumidores, mas também uma oportunidade para os operadores turísticos. O relatório Hospitality 2015 explica que a transparência da comunicação nos media sociais pode, por um lado, expor as inconsistências de serviço das marcas ou, por outro, ser um rápido e enriquecedor canal de ligação entre a marca e o consumidor.


As marcas mais bem sucedidas serão aquelas que adoptem e utilizem as novas ferramentas de
comunicação sem subestimar ou lutar contra a sua influência, conclui.

Recursos humanos são um factor-chave

Apesar de o sector ter uma elevada rotatividade de funcionários, um empresário de hotelaria gasta, em média, 33 por cento das suas receitas com a área dos recursos humanos.

Este factor vai continuar a ter uma incidência preponderante e os operadores vão ter de criar planos estratégicos, que acautelem a manutenção de recursos humanos essenciais e a gestão eficiente do volume de negócios.

Investir em tecnologia

O relatório da Deloitte aponta para que o investimento em tecnologia seja um factor crítico para o sucesso das empresas do sector do Turismo, em 2015. A rivalidade entre as unidades hoteleiras e os operadores, pelas marcações online, vai continuar, estando os operadores já a trabalhar na resposta às necessidades dos consumidores através da criação de novas aplicações e páginas para os dispositivos móveis.

Turismo sustentável

Devido ao crescente aumento da população e à escassez de recursos naturais, a sustentabilidade será determinante até 2015. Esta conjugação vai gerar um ambiente de negócio muito desafiante e a necessidade de incorporar a questão da sustentabilidade em todas as facetas da indústria do Turismo.

Gestão de crises

A única forma da indústria do Turismo sobreviver a choques imprevisíveis, e minimizar o seu impacto, é ter uma resposta organizada e adequada, através da criação de protocolos e programas de gestão de risco. O relatório da Deloitte aponta para a necessidade dos operadores saberem rentabilizar as alturas mais difíceis e aproveitar novas oportunidades.

Fonte: Artigo da Revista de Turismo de Lisboa